Pense Nisso

Exercícios para flexibilidade

A flexibilidade é um aspecto muito importante na vida do bailarino, não só pelas bonitas possibilidades de movimento, mas principalmente porque auxilia na prevenção de injúrias. Quanto mais flexível for o bailarino, mais facilidade terá na execução dos passos e menos propenso estará a sofrer algum dano, principalmente em grandes saltos, que além de grande amplitude exigem que os movimentos sejam feitos de forma brusca. Antes de passar ao exercícios vamos a a alguns conceitos:

Flexibilidade: Qualidade que permite que os movimentos sejam realizados em amplitude máxima, sem que com isso haja lesões ou dor e que depende da elasticidade dos músculos e da mobilidade articular.
Alongamento: forma de trabalho que tem por objetivo a manutenção dos níveis de flexibilidade do indíviduo.
Flexionamento: Forma de trabalho que tem por objetivo a melhora no nível de flexibilidade, tendo intensidade e duração maior que a do alongamento.

Pescoço:

1.Flexão e extensão: abaixe a cabeça, encostando o queixo entre as clavículas e baixe a cabeça para trás.
2.Flexão lateral: tente encostar a orelha no ombro (direita e esquerda).
3.Circunde com a cabeça em sentido horário e anti-horário.
4.Olhe para um lado e para o outro.

Braços:

1.Entrelace as mãos e levante os braços alongando as costas.
2.Estenda os braços para trás com as mãos entrelaçadas.
3.Levante um dos braços dobrados para trás enquanto puxa com o outro braço.
4.Estenda os braços para o lado com as mãos flexionadas.

Pernas e quadril:

1.De pé, flexione o tronco encostando as mãos no chão.
2.Na posição anterior, flexione uma perna de cada vez.
3.Na posição anterior “caminhe” para frente com as mãos e suba na meia-ponta, volte à posição inicial. Apóie-se com as mãos no chão, flexionando uma perna e mantendo a outra estendida para o lado. Mantenha as costas alinhadas.
4.Deitada com os joelhos dobrados, traga um joelho até o quadril e abduza-o tentando encostá-lo no chão.
5.Deitada com as pernas estendidas, traga um joelho até o quadril e estenda a perna sobre o tronco. Repita o exercício anterior e estenda a perna para o lado sem girar o quadril.
6.Deitada de lado, traga o joelho até o quadril e, segurando no calcanhar, puxa a perna em direção ao ombro.
7.Sentada com as pernas estendidas para o lado e os pés esticados, flexione o tronco sobre uma perna, mantendo os braços estendidos acima da cabeça.
8.Sentada com as pernas estendidas para os lados, flexione o tronco para frente tentando encostar o abdômen no chão. Mãos à frente da cabeça.
9.Deitada sobre o abdômen, flexione uma perna levantando o joelho do chão. Mantenha o quadril no chão.

Coluna:

1.Sente em borboleta e flexione o tronco com os braços estendidos à frente da cabeça.
2.Deitada com o abdômen para baixo, levante o tronco com as mãos no chão. O quadril deve permanecer no chão.Compense, sentando sobre as pernas dobradas e flexionando o tronco.
3.Na mesma posição, mas com as mãos estendidas acima da cabeça, levante o tronco. Compense.
4.Deitada em decúbito dorsal com os pés e as mão no chão, estenda o tronco (ponte).


Bilbliografia

Rodrigues, T.L.: Flexibilidade e Alongamento. 20 ed. Sprint. Rio de Janeiro, 1998
Fonte: Le Monde du Ballet
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

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2 comentários :

  1. nao entendi a palavra {abduza-o} do 4 em pernas e quadril abduza-o

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    Respostas
    1. Olá! significa que vc deve esticar a perna. Abduzir é afastar..

      Excluir

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