Pense Nisso

Dança Africana - Uma alegria contagiante!



Como estamos em plena Copa do Mundo, onde a cultura africana é mostrada a todo instante na mídia, resolvi escrever este artigo sobre a dança africana e como podemos utilizá-la na Adoração a Deus.

"A dança na cultura africana é tão importante que podemos dizer que é a essência da vida nas aldeias. Ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam circulos em volta dos bailarinos. Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, morte, plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer por uma colheita farta.
 As danças africanas variam muito de região para região, mais a maioria delas tem certas características em comum. Os participantes geralmente dançam em filas ou em círculos, raramente dançam a sós ou em par. As danças chegam a apresentar algumas vezes até seis ritmos ao mesmo tempo e seus dançarinos podem usar máscaras ou enfeitar o corpo com tinta para tornar seus movimentos mais expressivos."

Este ano de 2010, participei do ILA (Internacional Leadership Assembly of King's Kids) onde estiveram presentes participantes de 40 nações. Imagine: tantas pessoas com diversas nacionalidades e linguas diferentes tentando se entender.. valia tudo.. gestos.. mimica..kkk  pois nem todos falavam ingles... uma bênção!

Na noite do 5o. dia, a ministração do louvor foi feita pelo grupo de irmãos da Africa. No inicio achei a musica muito empolgante, com todos aqueles tambores... mas não parou por ai. Como é tipico, ao ministrar o louvor eles também dançavam...usando movimentos de uma dança bem "tribal" .

Sem forçar, ou nem ao menos pedir, todo o povo estava a dançar como eles, numa atmosfera de adoração tão genuina, que posso dizer: foi sobrenatural. A coreografia foi dada pelo Espirito Santo. Naquele dia eu vi com meus proprios olhos: até o mais "frio" adorador europeu se rendendo ao Senhor com danças, dançando em roda com  todo o povo! Não estou falando só de jovens não! Falo de uma congregação de umas 400 pessoas com idades diversas até 60 anos! Uma pequena amostra do céu, onde povos de toda tribo, lingua e nação adoram a Deus em unidade.
É por isso que quero encoraja-los a dar este ousado passo. Entregar ao Senhor uma adoração com ritmos africanos. Não se preocupe com o que vão falar. Apenas entrege a Deus o que é de Deus. Em anos de experiencia no ministerio de dança, jamais presenciei tamanha alegria do céu como naquele dia. O som de tambores ungidos com passos do Espirito gera no coração do adorador uma alegria indescritivel, que pode ser compartilhada com toda a igreja, pois a dança africana fica melhor quando toda a congregação está envolvida.

No amor do Senhor

Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o seu Comentário :)
  • Blogger Comente com o Blogger
  • Facebook Comentários do Facebook
  • Disqus Comentários do Disqus

Nenhum comentário :

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]