Pense Nisso

Dicas: A Dança Espontânea

Boa Noite, amados profetas da dança!
Escolhidos antes da fundação do mundo, predestinados para louvor da Glória de Cristo!! Amados do Pai!!
Hoje escrevo a vocês sobre um tema que tem sido alvo de muito questionamento no meio dos ministerios de dança: a Dança Espontânea.
Ela é usada na maioria dos ministerios de dança e muitas vezes interpretada de forma muito errônea. A dança espontânea é livre e totalmente inusitada, como o proprio nome já diz ela é espontânea, ou seja, surge "na hora".
Na maioria dos ministerios de dança, ela é usada nas ministrações semanais, quando não existiu tempo suficiente para o preparo do grupo e a montagem de uma coreografia elaborada.
O que quero expor hoje é que, mesmo nas danças espontâneas, é necessário preparo por parte dos ministros da dança. É necessário um "vocabulário" de movimentos e passos condizente com o que se está "dizendo" na música.
Muitos ministerios estão estagnados tecnicamente e não percebem o quanto estão perdendo por não aperfeiçoarem-se na dança espontânea. Neles, a dança espontânea é encarada como "facil" por que "é bem simples, é só ir e dançar o que vier à cabeça" ...
Queridos, não é bem assim. A dança espôntânea é livre, mas não deixou de ser dança...  Ela requer postura, olhar, firmeza, movimentos bem limpos, leveza, intensidade... enfim, tudo o que a dança coreografada exige!
Sempre ouço irmãos e até os próprios levitas depreciarem a dança espôntanea porque ela é "igual todo domingo"... Isso acontece porque os ministerios não se aprimoram em aumentar seu "vocabulario" de movimentos. Sempre usam o mesmo gesto ou passo pra representar determinadas frases...
Vamos mudar isso? O Senhor chama aqueles que são valentes, e não os preguiçosos... Vamos mudar nossa postura e procurar a excelencia na nossa adoração?

Um bom exercicio pra treinar sua equipe é o seguinte:
Escolha um tema, ou uma frase de música, ou um versículo da Biblia, em seguida proponha ao grupo interpretar esse tema de 3 formas diferentes.

Por exemplo:
Vamos propor ao grupo que apresente 3 formas diferentes para interpretar o Salmo 27:4

"Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na casa do Senhor e meditar no seu templo.  "Salmo 27:4 

Lembre ao grupo que pode-se explorar os 3 planos (baixo, médio e alto). Se seu grupo é numeroso, você lider, pode dividir em subgrupos de 2, 3 ou 4 integrantes e determinar frases diferentes pra cada subgrupo. Você pode, ainda, incluir alguns elementos (tecidos, vasos, flores, a Bíblia, lanças de guerra,... etc) de acordo com o tema proposto.

Gostaram da sugestão? Pratiquem com sua equipe! Vocês vão ver que bênção é esta prática e o ministério vai ganhar muito! Me contem depois como foi ok? Deixem comentarios, recadinhos ou mandem e-mails, assim vcs me abençoam e compartilham as experiências. Isso é bom e agradável ao Senhor!

Um gde abraço.

No Amor do Senhor,
Silmara Caetano.

"Tributai ao Senhor, filhos de Deus, Tributai ao Senhor glória e força! Salmos 29: 1"
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

13 comentários :

  1. minha querida A PAZ DO SENHOR JESUS
    ESSE BLOG TEM ME AJUDADO MUITO!!!
    SOU LIDER DO MINISTERIO DE ADOLESCENTES DA IGREJA A QUAL EU CONGREGO E MUITAS POSTANGENS DAQUI TENHO APLICADO PARA CRESCIMENTO MEU E DOS COMPONENTES DO MINISTERIO...
    QUE JESUS TE ABENÇÕE E TE DE A CADA DIA INSPIRAÇÃO
    TE AMO EM CRISTO

    ResponderExcluir
  2. Oi Marilda, Graça e Paz sobre ti amada!!!
    Fico muito feliz em saber que vc tem sido tocada pelas mensagens! Agradeço a Deus e peço que te abençoe imensamente e derrame sobre vc e seu ministerio um MOVER sobrenatural, um fluir no Espirito Santo que gere salvação de vidas em sua comunidade. Volte sempre o/

    ResponderExcluir
  3. a paz do senhor!!
    Silmara EU QUERIA saber se tem diferença entre a dança Profética e a dança Espôntanea se os dois são iguais.
    bjs desde ja agradeço a resposta dos irmãos(ãs)
    que Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana! Paz sobre ti amada... Muitas pessoas tem essa duvida, inclusive eu já tive. Nunca tive essa explicação de alguem, o que entendo por dança profética é baseado na MINHA vivência e em anos de ministerio. Portanto, vou explicar o MEU ponto de vista:
    Tanto a dança profética quanto a espontânea são movimentos não combinados certo?
    Qdo eu danço a "espontânea" estou dançando movimentos que EU quero ofertar ao Senhor, é uma coreografia "minha", improvisada na hora, é a expressão da "minha" adoração.
    A Dança Profética ocorre, muitas vezes, nos momento de adoração livre ou espontânea, Porém, não dançamos o que queremos, mas expressamos movimentos que foram gerados no coração do Pai, o Espírito santo nos incomoda a executá-los, por que ele quer revelar em nós algo de Deus. Pra mim, isso é a Dança Profética.
    Tenho um exemplo: Uma vez, o Espírito Santo me incomodou a colocar toda equipe p/ dançar prostrada, Deus me falou muito claramente. Eu fiquei um pouco relutante, porque a canção que o Min. de Louvor tocava falava de guerra, como que iamos dançar prostradas???
    Enfim, obedeci a voz do Senhor. Fiz sinal a todo o grupo, que obedeceu mesmo sem entender. Logo que nos concentramos, o Senhor começou a derramar os movimentos... Antes mesmo que terminasse a musica, Deus mostrou em visão ao pastor da igreja que Ele queria um concerto naquela noite. E a dança que estavamos expressando era exatamente isso, era dança de arrependimento. A dança profética vem qdo estamos atentos ao comando de Deus.
    Existe ainda alguns ministerios que chamam de dança profética toda e qualquer coreografia montada sobre uma musica que seja profética. Por exemplo: uma coreografia da musica "Grandes coisas estão por vir" do Fernandinho, seria considerada profética, por que a letra da musica profetiza sobre as pessoas.

    Espero que tenha ajudado... =D
    Um gde abraço e obrigada pela visita...
    Que as bençãos do Senhor estejam sobre vc!

    >(((º>

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus era oq eu estava procurando e ñ sabia como faze-lo. Q Deus a abençoe, este blogue tem abençoado a cada dia mais o ministério d Dança q Deus colocou em minhas mãos, obrigada pelas dicas ak postadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Luciana!
      Glórias a DEus!! Continue assim.. Buscando sempre o crescimento! O Senhor recompensará seus esforços. Deus É FIEL e tem uma grande obra pra fazer através de vc e seu ministério! Deus te encha de bênçãos!! Aleluia!!

      Excluir
  6. Paz amada so Senhor... Estou desnumbrada com este seu blog, recebi meu ministério a poucos dias e ainda estou um pouco perdida rss, lendo seus post´s Deus tem escancarado idéias em minha mente...Que Deus abençoe muito a sua vida :)

    ResponderExcluir
  7. Glórias a Deus Valéria!! Que o Senhor possa derramar sobre vc toda inspiração para o cumprimento do seu propósito! Tudo que temos vem dEle e é para Ele.. a ele toda glória!
    Obrigada pela visita!
    Volte sempre...

    bjss

    ResponderExcluir
  8. Nossa meus Parabéns, seu blog é muito bonito, inteligente, da pra ver que você é muito abençoada por nosso SENHOR, tomei a liberdade de pegar algumas coisas que você postou para levar ao meu ministério de coreografia, sou do Avivamento Bíblico de Almirante Tamandaré que fica na Região metropolitana de Curitiba, PR. Muito legal mesmo que deus continue abençoando o seu ministério Grandemente. Graça e Paz amada ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá Amada El Shadday! Toda Gloria ao Senhor! O melhor para o Rei dos Reis! Que o Senhor te abençoe grandemente e faça florescer o seu trabalho ai em Almirante Tamandaré! Agradeço sua visita e seu recadinho. Muito me alegrou! =D
    Bjim

    ResponderExcluir
  10. é otimo sua dica, muito boa estava precisando mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite,meu nome e Geice amei sua dica vou coloca-la e pratica Deus abencoe muito sua vida

    ResponderExcluir
  12. Silmara bom dia muito bom esse post ,porém tenho uma dúvida sobre dança espontânea no momento do louvor pq queria saber como ela é vista e recebida na igreja que base bíblica posso usar para implementar este tipo de dança na minha igreja .

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]