Pense Nisso

Bandeiras: O que são e porque as usamos na igreja?


Boa Noite, queridos,
Este texto da Isabel Coimbra é realmente muito edificante. Traz muitas informações sobre o uso de bandeiras e estandartes. É um achado maravilhoso! Espero que gostem... 
Tenham um fim de semana abençoado!


As bandeiras não são só um pedaço de pano simples, em seu conteúdo é representada toda a história de um povo, suas convicções, lutas e esperanças. Usada tanto em períodos de paz como de guerra, é um dos símbolos universais mais abrangentes e comunicativos.
Vários países sugerem em suas bandeiras, a importância da agricultura para a subsistência do povo, ou a industrialização como uma esperança para o futuro (Angola, Moçambique); outros sugerem a linhagem de uma dinastia reinante (Espanha, Liechtenstein), aspectos característicos da flora ou da fauna (Canadá, Líbano, Dominica), alusão ao processo de formação do país (as bandeiras do Reino Unido, do Estado Livre de Orange e do Transvaal, que aparecem na antiga bandeira da África do Sul), ou seus elementos típicos (o templo de Angkor na do Camboja, o chapéu típico na do Lesoto) ou então a sua história, como no caso de Portugal.

Além das cores tradicionais - o branco e o amarelo sugerindo o ouro e a prata dos brasões de armas, o azul geralmente relacionado com a aristocracia e o vermelho com movimentos revolucionários, etc. -, outras cores passaram a ser usadas mais recentemente: o marrom, por exemplo, adotado em algumas bandeiras africanas como uma alusão à raça negra” (Wikipédia)
No nosso caso, as bandeiras, também carregam significados. Primeiro pelo simples fato de ser uma bandeira que caracteriza um povo; o corpo de Cristo. Posteriormente, cada cor traz consigo uma mensagem; sangue de Cristo, esperança, Glória, Santidade, as manifestações bíblicas do Espírito Santo (fogo, vento, água). Enfim, estendemos cada uma das bandeiras ministramos sobre a igreja um mover profético pelo significado de cada bandeira.

Significados biblicos espirituais

A definição da palavra hebraica nec significa a grosso modo bandeira, estandarte, banner (Êxodo 17:15 - Salmo 60:6) e, a raiz da palavra nec é nacak que têm o sentido de aparecer ou brilhar à distância, de uma luz que brilha alternadamente, sinal luminoso, farol. Assim uma bandeira se movimenta ao vento, esvoaçante é como o levantar de um sinal, um sinal “luminoso”,
Levantar bandeiras e agitá-las é um ato de chamar a atenção para algo ou um
símbolo claramente visível e compreensível. No nosso caso para algo extraordinário: Jesus e tudo que diz respeito ao seu reino.Na tradução alemã da Bíblia, estes termos hebraicos são freqüentemente substituídos por sinalização de campo, sinais de vitória. Vale à pena ler a respeito nos livros de Isaías e Salmos.
Em algumas passagens bíblicas temos como significado o sentido de “mais alto e o principal expandir. (Nm 2:2 - Nm 10:14). E quando Moisés construiu um altar para o Senhor e o chamou de: “o Senhor é minha bandeira“ (Êxodo 17:15 ).è maravilhoso peceber Deus se revelando nesta passagem com o nome de Jahwe (Eu sou o que sou“) Nissi (Eu sou a bandeira“). Outra passagem digna de ser citada é sobre a saída do povo de Deus do Egito e do seu primeiro confronto vitorioso com Amaleque, quando Deus se revelou a eles com este nome Jahwe Nissi. Os hebreus conheciam os sinais das hastes egípcias, que eram ornamentadas com seus deuses e povo de Deus não devia sucumbir ao risco de procurar por ajuda e proteção em nenhum sinal ou símbolo. Deus mesmo, o Senhor, é e será a bandeira do seu povo.
O objetivo principal do uso das bandeiras está relacionados á identificação de um povo, de seus valores. Para nós além desses significados está relacionado á alegria de pertencer ao Reino da Luz, proclamar a majestade de Deus de tudo relacionado a ELE!Jr 50:2 „Anunciem e proclamem entre as nações, ergam um sinal e proclamem; não escondam nada. Digam: 'A Babilônia foi conquistada; Bel foi humilhado, Marduque está apavorado. As imagens da Babilônia estão humilhadas e seus ídolos apavorados.“Com bandeira podemos também proclamar promessas ou versículos bíblicos proféticos que tenham sido ditos para a igreja. (ver faixa do fluxo da vida). Se permanecermos firmes nas promessas de Deus, então damos honra a ELE com isso.Rm 4:20  „…e Abraão não duvidou por incredulidade nas promessas de Deus, pelo contrário foi fortalecido na fé, dando glória a Deus.“O que se diz aqui a respeito de Abraão, também vale para nós. Nós honramos a Deus, na medida em que permanecemos firmes em suas promessas. As bandeiras sustentam a nossa declaração de que nos mantemos nas promessas de Deus e somos chamados a fazer as Verdades de Deus visíveis e audíveis para as Nações, pois mesmo Deus solicitou isso declaradamente.:“Todos vocês, habitantes do mundo, vocês que vivem na terra, quando a bandeira for erguida sobre os montes, vocês a verão, e, quando soar a trombeta, vocês a ouvirão.“ Is 18:3

As bandeiras também podem proclamar fatos bíblicos e espirituais e possuem caráter invocatório e de sinalização profética:
“Naquele dia as nações buscarão a Raiz de Jessé, que será como uma bandeira para os povos, e o seu lugar de descanso será glorioso.” Is 11:10 .

As bandeiras também são utilizadas como uma espécie de base para um povo e seu exército:
”Os israelitas armarão as suas tendas organizadas segundo as suas divisões, cada um em seu próprio acampamento e junto à sua bandeira.“ Números 1:52  “A leste, os exércitos de Judá acamparão junto à sua bandeira … Ao sul estarão os exércitos do acampamento de Rúben, junto à sua bandeira … A oeste estarão os exércitos do acampamento de Efraim, junto à sua bandeira … Ao norte estarão os exércitos do acampamento de Dã, junto à sua bandeira …“ Números 2:3-25Como podemos perceber as bandeiras auxiliaram o povo hebreu como meio de orientação no exército e em grandes acampamentos. O povo de Deus deveria acampar ao redor do centro, ao redor do tabernáculo, que a todo momento representava claramente a presença de Deus em meio a seu povo.

As Bandeiras são como objetos de esperança e um símbolo de vitória:Saudaremos a tua vitória com gritos de alegria e ergueremos as nossas bandeiras em nome do nosso Deus. Sl 20:6

As bandeiras indicam o caminho:Passem, passem pelas portas! Preparem o caminho para o povo. Construam, construam a estrada! Removam as pedras. Ergam uma bandeira para as nações... Digam à cidade de Sião: Veja! O seu Salvador vem!“ Is 62:10-11 „

As Bandeiras inibem o inimigo: Is 59:19 ...vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do SENHOR arvorará contra ele a sua bandeira.“

Deus procura verdadeiros adoradores, que O adorem em espírito e em verdade. Precisamos levantar a bandeira de Jesus em nossas vidas!
Não simplesmente “balançar” uma bandeira. Precisamos entender quem somos em Deus pelo sangue de Jesus!


Se levantamos uma bandeira, precisamos saber porque!
SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente segundo o seu coração. Sl 15:1-2

Isabel Coimbra e Isa Coimbra
Coordenadora do Programa “Dança da Noiva Avivada” –DNA
Ministério de Louvor e Artes da IBL. 
Fonte: Dança IBL
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Um comentário :

  1. Gabriela Siqueira de Oliveira13/09/2012, 17:11

    Adorei esse estudo sobre as bandeiras, aprendi muito. eu não tinha muito entendimento sobre isso.

    que Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]