Pense Nisso

Como montar uma coreografia evangelica?


Boa Noite Adoradores de Deus!
O tema hoje é a composição coreografica. Esse é um ponto de muita dificuldade para varios líderes e muitos ministerios de dança : Como podemos montar uma coreografia bem trabalhada e ao mesmo tempo ungida? Escolhi 7 pontos importantes que não devem ser ignorados pelo bailarino adorador. Vamos começar!

Antes de tudo, como tudo o que fazemos para Deus, devemos iniciar com a oração! Estar ligado com Deus é primordial se queremos executar os movimentos de Deus, se queremos alcançar a dança que vem do Espírito. Através da oração estaremos conectados com o Espírito Santo e Ele terá total liberdade de revelar sua vontade a nós.

  1. A escolha da musica: voce deve escolher uma musica que goste, que tenha empatia ou que traga uma mensagem na qual se identifique. Voce tem que se sentir bem com ela. Ter que coreografar uma musica na qual não nos identificamos torna o trabalho um fardo muito dificil!
  2. A Percepção da musica: Ouça com atenção e perceba como a musica se comporta e como pode ser desenvolvida. Preste atenção nos seguintes pontos: o ritmo da musica, o estilo de dança que se encaixa na musica (ballet, street, contemporâneo, axé, etc) as repetições do refrão, as variações de tom na musica, os momentos de solo, a finalização, a mensagem (introspecção, explosão, se é uma história contada, o sentimento passado atraves da sua letra e melodia), se cabe o uso de algum elemento (vaso, tecidos, véus, tamborins, bola, arco, fitas, etc)
  3. A escrita da dança: Ponha no papel as idéias da percepção que você conseguiu identificar na musica. Escreva a sua sequencia de idéias para algumas partes mais marcantes da musica. Atraves desse exercicio voce vai começar a montar um "esqueleto" da sua coreografia. Esse roteiro servirá para nortear o momento de criação.
  4. Montar os primeiros passos: agora é a hora que você sobe o som e experimenta se mover com o pulsar da musica que escolheu. Sinta a vibração, a cadência e a intensidade dos instrumentos e voz. Esses  elementos te ajudam a criar os movimentos para sua coreografia.
  5. Inserindo a tecnica: Agora que você já tem alguns movimentos e a musica começa a tomar forma, é o momento de inserir os passos mais trabalhados tecnicamente falando. Escolha na musica os momentos de maior jubilo, ou de batida mais forte para colocar os giros, os saltos, etc os passos que melhor se adequem a sua musica.
  6. Limpando a coreografia: neste momento sua coreografia está terminada, mas é preciso limpá-la de algumas imperfeições, seja no sincronismo, na expressão, na posição da mão, ou do pé, nas paradas bruscas ou movimentos secos, enfim... neste ponto, um espelho é essencial. Se o seu ministerio de dança não dispoe de uma sala com espelhos para treino, é bom o líder ficar assistindo enquanto os outros executam, para eventuais correções... Uma boa dica é filmar com uma câmera ou celular. Assim todos podem observar onde precisam melhorar.
  7. Finalizar a coreografia: Assistindo a coreografia, neste momento analizamos, honestamente, se a mensagem que queremos transmitir esta claro atraves dos movimentos que escolhemos. Também acho importante perceber se existe algum movimento que não pode ser executados por todos com a mesma desenvoltura. Neste caso, prefiro substituir os passos por outros mais "simples" algo que todos possam fazer. Um passo simples traz mais beleza se bem sincronizado do que um passo dificil que, quando executado, sai "meia boca", sem sicronismo ou sem expressão.
Espero que tenham gostado. Seu comentario é sempre bem vindo...
Para Deus o nosso melhor, sempre!

Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

45 comentários :

  1. Muito boom, adorei o artigoo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nat pela visitinha! Espero, humildemente, contribuir de alguma maneira para que a dança dos sonhos de Deus possa fluir através de vc e de seu ministerio. A Cristo toda a Glória! Q Deus t abençoe mto! :D

      Excluir
  2. obrigada pelas dicas valeu muito apena.
    Que o Senhor continue ti abênçoando
    Fique na Paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo, graça e Paz! agradeço sua visitinha! mto me alegra poder ajudar a vc e a seu ministério! Que o Senhor os abençoe ricamente!! =D

      Excluir
    2. Gostei :) muito obrigada fiquem na paz do senhor jesus Meu nome e : Lucia so não tenho conta no Google ok!

      Excluir
  3. Brunna de Oliveira!26/04/2012, 11:55

    Muito obrigada me abençoou muito!Deus abençoe seu ministério.
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Paz querida! Amém!! recebo e tomo posse! Agradeço sua visita! bjim =D

      Excluir
  4. obrigada pelas dicas, tirou algumas dúvidas,Deus abençoe seu ministerio a sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz! agradeço sua visita! que o Senhor te recompense e te abençoe! Shallon!

      Excluir
  5. OI GOSTARIA DE AGRADECER PELOS ARTIGOS ME AJUDARAM MUITO. E PARABENS PELO TRABALHO QUE DEUS POSSA CONTINUAR ABENÇOANDO CADA VEZ MAIS VCS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica! Graça e Paz! A Jesus toda glória! Tudo vem dele, irmã... Td é para Ele e por Ele! de mim mesma somente um coração de servo. A Ele Toda Glória!!

      Excluir
  6. PARABENS PELAS PUBLICAÇÕES ME AJUDARAM MUITO COM MEU MINISTERIO. CONTINUEM ASSIM SEMPRE AJUDANDO O PROXIMO... VALEU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irmã! A Paz do Senhor! Agradeço sua visita e oro para Deus te abençoe imensamente! Um bjooo

      Excluir
  7. Dênia Cristina28/08/2012, 15:59

    Graça e Paz, Querida...
    Sou uma líder iniciante e como todos tenho várias dúvidas e muito para aprender; Mais agradeço ao Nosso Deus por existir pessoas compromissadas com o evangelho como você, amada, que direta ou indiretamente contribui para o crescimento de vários ministérios de dança, como o meu...
    Agradeço a Deus por te encontrar em minhas buscas vagarosas pela internet e sempre oro por você para que a cada dia Ele te de mais conhecimento e que você compartilhe conosco!!!
    Bjos e muitas Felicidades...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Denia!! Sei que aquilo que o Senhor derrama sobre mim é pra abençoar a outros.. Toda Glória ao Senhor! Glórias a Deus! Obrigada por suas orações e esteja a vontade para comentar e participar aqui no Blog! Assim crescemos no conhecimento da graça de Deus! Bjim!!

    ResponderExcluir
  9. muito bom e o que eu estava presisando que DEUS continue te abençoando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Juh! Deus te abençoe! Obrigada pela visita e comentário!!
      bjss

      Excluir
  10. Muito obrigada. essas dicas vã me ajudar mt
    Que Deus continue te abençoando e que continue a te inspirar para nos ajudar com essas dicas maravilhosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Obrigada por profetizar na minha vida! Quero estar sempre na direção de Deus e buscar nele todos os dias!
      Que o Senhor tmb te abençoe ricamente! Obrigada por sua visitinha! bjim!

      Excluir
  11. Silmara,gostei muito de suas dicas,com certeza algumas dificuldades agora serao finalizadas ,, preciso de dicas e ensinamentos,q me fassam continuar nesse ministério como lider e componete com excelencia, afinal ée pra Deus q fazemos então áa Ele o melhor! gostei muito de ter descoberto seu blog,,q o Senhor te bençoe abundantemente e q Ele continue te inspirando,sempree!! obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada (Anonimo) por sua visitinha... :) Espero te abençoar mais ainda através dos conteudos aqui do Blog.. Tudo o que posto, faço com muito carinho e procuro fazer o melhor.. A Deus toda Glória!! Obrigada por suas orações!! :))

      Excluir
  12. Obrigada pelas dicas que Deus continue abençoando sua vida!!

    ResponderExcluir
  13. Ola! Mto bom que Deus continue te abencoando e te capacitando cada vez mais e mais,e que o Espirito Santo continue sempre presente em sua vida.valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias a Deus!! :) Agradeço por sua visitinha e também por postar esse recadinho.. Obrigada por suas orações :-bd Preciso muito mesmo do Espírito Santo na minha vida!! <3

      Excluir
  14. Obrigada pela ajuda

    Que deus lhe abençoe mais e mais

    Bjs !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Agradeço sua visitinha! Muito me alegra!! :)) Deus t abençoe Também.. :-bd

      Excluir
  15. gostei das dicas vai me ajudar a melhorar,,...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glórias a Deus! Que bênção!! Obrigada por seu comentário!! bjs :)

      Excluir
  16. Nossa amei as dicas vai ajudar bastante '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha!! Jessica!! :) Obrigada por sua visitinha e por ter deixado esse recadinho... Que o Senhor continue a te abençoar!! :-bd

      Excluir
  17. Nossa amei as dicas vai ajudar bastante '-'

    ResponderExcluir
  18. Muiito bom, ótima idéias.
    Que Jesus a continue usando assim :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bênção Wanessa.. Muito obrigada por sua visita!! Agradeço também pelo recadinho.. A Jesus toda Glória!! Que vc seja muito abençoada neste Blog!! :))

      Excluir
  19. obrigada pela ajuda... tenho um projeto de implantar um grupo de dança na minha igreja.... sei tbm que é difícil todo começo, pois obra do Senhor não se faz sozinha... tem que ter pessoas com disposição e adorar ao Senhor em espirito e em verdade.....
    mas creio que será feita a vontade de Deus... e suas dicas sobre coreografia me ajudara e muito... que Deus abençoe sua vida..... fique na paz.. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ANONIMO, Paz!! Sim, todo começo é dificil.. mas também é regado por uma fome de Deus, por uma busca insaciável pelo Chamado do Senhor... é maravilhoso! Creio que o Senhor fará maravilhas através de vcs! Se coloquem mesmo como um vaso nas mãos do oleiro que vcs serão muito honradas, viu?
      Aqui no blog tem muitas dicas para ministerios iniciantes.. Aproveitem!! Sejam abençoadas!!
      Um gde abraço!!

      Excluir
  20. E uma bencao continue assim que deus te abencoe ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo! Mto obrigada por sua visita e seu recadinho! Agradeço de coração.. :) Que o Senhor abençoe sua vida! Sê tu uma bênção!! :-bd

      Excluir
  21. a paz do SENHOR minha linda gostaria muito que voce pudesse mim ajudar o aniversário do meu grupinho é agora dia 31/o5 e não consigo nem dormir porem gostaria que voce mim audasse gostaria de ver a coreografia do hino Adoradores do Rei de voz da verdade nao sei mais o que faço bjss fica na paz

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pelas dicas!! Deus abençoe em abundância!! bjs Karla

    ResponderExcluir
  23. Oi amei muito suas dicas fiz lindas corografias Com a suas dicas

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelas suas dicas as criancas que eu ensinei amaram e aprenderam muito rapido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom saber que vc está repassando esse conhecimento! Deus a abençoe querida!

      Excluir
  25. Amei as dicas muito obrigada

    ResponderExcluir
  26. Gostei as dicas, estou a tentar Montar uma coreografia para o casamento de um irmão em cristo e gostaria de poder contar com uma ajudinha. Meu email: bernateix21@gmail.com

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]