Pense Nisso

Acessórios (adereços) para dança

Boa tarde, amados!
Há algum tempo fiquei devendo para vocês uma postagem com algumas ideias de  adereços para ser utilizados nas ministrações de dança. Eles complementam a idéia que se passa através da música e ilustram determinados elementos importantes da cena.
Observe cuidadosamente e estude sua manipulação. Para que o resultado final seja excelente é preciso que o ministério saiba usar bem o elemento e explora-lo com criatividade e sabedoria. Então vamos a eles:


  • Fan Veil (leques): Esses acredito serem os acessórios mais modernos que temos utilizado na dança.  O Veu leque surgiu na China e está sendo utilizado na dança Oriental e também na dança do ventre. O nome tradicional deste leque é Koi  (significa carpa, peixe)  porque o movimento da seda imita o movimento da cauda e barbatanas do peixe. Este acessório veio da China para os EUA em 2003 e conquistou varios estilos de dança, mas o que mais tem utilizado é a dança do ventre. Na dança evangélica, ganhamos um rico acessório para representar o fogo do Espirito Santo, as aguas do Espirito, o Sangue de Cristo, enfim... dá pra representar tantas coisas explorando as cores disponiveis, sempre com um efeito muiito lindo.. `Para manusear o fan veil é preciso ter expressividade de braços, boa postura, e elegância de movimentos, além de uma boa resistência.


  • Dança com Lanças: são bastões de madeira (podemos até improvisar com um cabo de vassoura encapado com fitas coloridas) simbolizam as lanças usadas nas guerras antigas. Pode ser usados nas coreografias de danças de guerra e batalha espiritual. Os movimentos devem ser trabalhados com bastante sincronismo, força, agilidade e expressão. As lanças representam o Senhor guerreando por seu povo, a vitória do povo de Deus e a justiça de Deus.


Ministério Mudança

  •  Luvas de Fitas: São luvas de tecidos elasticos onde se prendem diversas fitas coloridas, dando beleza aos movimentos de braços e permitem a mão livre. De acordo com as cores trabalhadas nas fitas elas terão diferentes significados. No geral elas simbolizam o transbordar da unção e poder transformador na vida da igreja ou do homem.

Ministério Mudança

  •  Dança com Bandeiras: As bandeiras são muito conhecidas, podem simbolizar elementos de acordo com as cores (o Sangue, o Espírito Santo, a Unção de Deus, o Rio de Deus) ou podemos representar paises também. Elas dão uma alegria especial na apresentação. 


Ministério de Dança MIR

  •  Dança com Banquinhos:  exigem bastante treino pra explorarmos tantas possibilidades que esse item oferece. Eles podem simbolizam o altar de Deus, a vida do homem ou o serviço.

Ministério Mudança

  •  Dança com Bolas: Esse elemento também destaca muito na coreografia. Tem uma beleza sem igual, quando feito com bastante sincronismo e precisão) Exige bastante treino. Uma dica é não usar a bola muito cheia, para poder segurá-la com mais firmeza. Elas podem representar a vontade divina, a criação e o homem usado nas mãos do Senhor.

Praise Cia de Dança

  •  Dança com Véus: O melhor tecido para esta finalidade é a musseline, por sua fluidez e leveza. o Ideal é um tecido de 1,20x 1,40m . Podem representar uma infinidade de significados: O Espirito Santo, a Unção, o pecado, a vitória, o Rio de Deus, a igreja, o Reino de Deus, o Senhorio de Cristo, etc.




  • Dança com Fitas: representa, a alegria, o júbilo, o regozijo, a restauração do Senhor, as colheitas fartas e a renovação.


Ministerio PIB

  •  Dança com o Globo: Representa a Soberania de Deus, o Senhorio de Cristo sobre todas as Nações, nações da terra, etc. 


  •  Dança com Guarda Chuva: Esse elemento pode representar o Abrigo, a proteção de Deus, o Esconderijo, o Refugio e a abundancia de bênçaos derramada sobre os filhos de Deus.


Ministério Mudança

  •  Dança com Tecidos: Os tecidos podem ter diversos significados de acordo com as cores, mas também podem ter significados de acordo com o uso: podem representar abrigo se um bailarino dançar entre eles, pode representar asas do Espírito se o bailarino usá-los como asas, prendendo o tecido ao corpo e formando duas asas... pode representar o Rio de Deus se usarmos balançando a 60 cm do chão, de for vermelho com o mesmo movimento representamos o fogo, etc...



  • Dança com Tochas: A tocha representa o fogo, a guerra, a vigilância contra as hostes do mal. Também podem significar a Oração e a purificação.



  • Pandeiro com Fitas: esse elemento traz uma alegria contagiante para a dança, remetem a alegria da vitória, o livramento, o júbilo, o prazer do louvor e a exaltação dos feitos de Deus.




  • Dança com Vasos: O vaso é um item bastante popular nas coreografias, trazem a ideia do vaso nas mãos do Oleiro, do trabalhar de Deus na vida do Homem, da fraqueza do homem, e a disposição de servir e ser cheio do Espírito de Deus.



Espero que estas dicas possam ajudar na elaboração de novas coreografias. Lembre-se sempre: O Senhor tem uma criatividade inesgotável! Peça a ele que derrame de sua criatividade sobre vcs e que ajude a explorar esses elementos e creio, surgirão muitas outras ideias. Coisas que estão somente no coração de Deus se tornarão reais ai no seu ministério, na sua igreja. Creia e tome posse, em nome de Jesus.

Cristo Vive, a Ele Glória!

Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

33 comentários :

  1. Oi gostei muito deste post, mas gostaria de saber q tecido é mas utilizado nas bandeiras??? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz! Nas bandeiras vc pode usar qq tecido: se vc for fazer uma pintura nela recomendo tecidos a base de fios de algodão, ou crepe . Se não for receber nenhuma pintura vc pode usar cetim de seda, ou shifon (esses tem brilho) ou a musseline, voal ou mesmo tecidos mais simples, usados como forro de cortina (alguns tmb tem um certo brilho) e tem preços mais acessiveis. :)
      Espero ter ajudado
      Bjim

      Excluir
    2. Muito obrigada!!! Ajudou muito Deus abençoe vcs... Quando puder dá uma passadinha em nosso Blog... http://ministeriodeadoracaocasadedavi.blogspot.com.br/

      Bjão

      Excluir
    3. Musseline ou crepe chifon

      Excluir
  2. olá, gostei deste post ,mas eu gostaria de saber qual a melhor bola pra usar na dança? estou montando uma coreografia com bolas,e estou com uma certa dificuldade em encontrar a bola certa. obrigada e q Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirian! O lugar onde encontrei bolas de diversos tamanhos e tipos foi nas lojas de 1,99. Na ocasião eu percebi que a melhor bola é a pequena, mais facil de pegar com uma mão só, ela tem cerca de 20 cm de diametro, quando esta cheia... Parecida com a da foto acima. tem também umas maiores que possui um relevo facilitando a pegada, porém essa era maior. Espero ter ajudado =D

      Excluir
  3. como lider de um ministerio tenho mt cooisa p ensinar e aprender...amei as dicas. normalmente usamos veus, fitas, bastoes e ate bamboles...mas nao sabia q tinham significados tao especiais. q Deus abençoe sempre vcs

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor,
    Sou líder de ministério de dança e estou muito contente em saber que existem pessoas capacitadas e cheias do Espirito Santo para nos ajudar a realizar a obra dele, hoje eu lidero um ministério que possuem só os véus, e pelo site pude observar que são muitos os acessórios utilizados na dança.
    Que Deus continue te abençoando, aos poucos vamos implementando cada um. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Glorias a Deus, Raquel! Que Deus te abençoe e capacite! Aleluia!

    ResponderExcluir
  6. Olá, a paz!
    Você sabe me dizer qual o material do vaso que os ministerios de dança usam? Seria o de barro mesmo? Porque pelo tamanho se for barro, me parece pesado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julieti! Bem vinda ao blog, querida!
      Esse vaso da foto é de plástico. É pintado com uma tinta metálica que o deixa parecido com um bronze... Determinadas ministrações podem exigir o vaso de barro, que pode ser quebrado durante a dança.. mas isso deve ser feito com bastante planejamento e cuidado.. um abraço!

      Excluir
  7. Taiana Laines05/02/2014, 12:17

    Graças a Deusss, é tudo o que estou precisando. Mais uma vez Silmara voc tem abençoado o meu ministério. Abraçoo minha irmã!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Toda glória ao Senhor!.. Obrigada, mais uma vez, pela sua visitinha =D muito me abençoa também.. Fique com Deus!! Bjss

      Excluir
  8. Ola Silmara ..
    Graça e paz..
    Quais são os tipos de de tecido que podem ser usados nas ministrações com tecidos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Cimara! A PAz minha querida! Agradeço sua visitinha e o recadinho!! Os tecidos podem ser inúmeros, basta que vc, na hora de escolher na loja, experimente a leveza do tecido.. Os mais utilizados são a musseline e o cetim, que possui um brilho lindo!! Mas vc pode usar crepe de seda, o voil, a organza, enfim.. tem muitas opções.. :7 Bjs!! :bd

      Excluir
  9. Amadas, estou a procura de uma bandeira que é feita de chaveiro para fazer seus movimentos, alguém sabe o nome dela ou como fazer flaviaartesanatomdf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Silmara, a paz do Senhor Jesus, gostaria de saber onde encontro nos vasos! Eles já vêem pintados?Já procurei e ainda não encontrei, moro em Belo Horizonte pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Olá Silmara, a paz do Senhor Jesus, gostaria de saber onde encontro nos vasos! Eles já vêem pintados?Já procurei e ainda não encontrei, moro em Belo Horizonte pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  12. Olá Silmara, a paz do Senhor Jesus, gostaria de saber onde encontro nos vasos! Eles já vêem pintados?Já procurei e ainda não encontrei, moro em Belo Horizonte pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Irmã Soraia, A Paz do Senhor!
      Esses vasos são mesmo uma bênção, ai em BH não sei onde procurar, mas acredito que nas lojas que vendem produtos de decoração vc encontra.. Aqui em SP consegui achar alguns nas lojas de 1,99 mas não eram deste tamanho da foto, eram um pouco menores e saiu na época por 29,90 cada.

      Excluir
  13. Onde encontro desse leque pra comprar

    ResponderExcluir
  14. Onde encontro desse leque pra comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo, tenho algumas unidades ainda a disposição, vc pode comprar através do Mercado Livre, no boleto ou cartão de crédito. Procure pelo link aqui na nossa página na coluna lateral esquerda. Paz!

      Excluir
  15. Ola Silmara a paz! Como são essas luvas com fitas q tecido foi usado? a fita é presa no punho da luva? Agradeço atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Veronica! Essas da foto me parecem ser confeccionados com suplex, com as fitas costuradas diretamente na costura de fechamento da lateral da luva. Mas se vc já tem uma luva pronta, dessas que se usam com vestidos de festas, vc pode costurar as fitas a mão, acompanhando a costura da luva. As fitas poderiam ser feitas de qualquer tecido, mas se vc for trabalhar esses movimentos como os da foto, de fazerem as fitas abraçar outra pessoa, ai é importante que elas sejam de tecidos elasticos, para nao machucar: pode ser cotton, suplex, helanca, ou liganete.. um bjo

      Excluir
  16. Oi a paz, gostaria de saber se você conhece alguma loja que eu consiga comprar um manto ou véu com a imagem do leão de Judá.Desde já agradeço ....

    ResponderExcluir
  17. Oi a paz, gostaria de saber se você conhece alguma loja que eu consiga comprar um manto ou véu com a imagem do leão de Judá.Desde já agradeço ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá queridos! Shalom! Sinceramente estou com dificuldades de encontrar tambem.. tenho procurado bastante e não achei ainda.. assim que conseguir posto aqui no blog pra vcs!

      Excluir
  18. Na onde vc encontro essa bola global? Ou vc fez?

    ResponderExcluir
  19. Como vc fez essa bola global?

    ResponderExcluir
  20. Sintia Paiva07/01/2019, 01:13

    Graça e Paz, Silmara
    Gostaria de saber se vc vende acessórios ou figurinos de dança. Estou líder de um ministério de coreografia que está iniciando e sempre acompanho seus trabalhos. Por favor me responda no privado atrvés do email sopaiva@yahoo.com.br ou (27) 9 9762 9054. Agradeço e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não amiga, não vendo todos esses acessórios. Temos uma lojinha no Mercado Livre e temos no momento apenas dois modelos de fan vel. o modelo fogo e o modelo aguas.

      Excluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]