Pense Nisso

A Tradição da Dança Hebraica




A dança era uma parte integrante das celebrações dos israelitas antigos. Era usado na adoração diária e em ocasião de vitória triunfante e festividade.  A dança sagrada mediou Deus e a humanidade e trouxe os israelitas para uma relação mais íntima com Deus.
Em muitas referências do velho testamento não vemos desaprovação, só afirmação deste meio de adoração. As pessoas são exortadas a louvar Deus " dançando, fazendo melodia a Ele com adufes e harpa" (Sl 149:3), e para que "O louvasse com adufes e dança" (Sl 150:4).
Dançar é tão comum que em passagens que aludem ao regozijo sem menção específica de dançar, pode ser assumido que a dança está implícita (Gagne 1984:24).
A raiz freqüentemente usada para a palavra " dança" no Testamento Velho é hul que se refere ao redemoinho da dança e implica movimento altamente ativo.
Das 44 palavras no idioma hebreu traduzido por dançar poucas as que se relacionam ao movimento secular de dança (Clarke e Encaracolado 1981:35).
Os tipos de dança que os Israelitas usaram incluía o tipo circular ou dança de anel, como também a dança processional semelhante a desfiles de rua dos dias atuais. Estas celebrações freqüentemente faziam parte de eventos específicos como quando o Rei Davi e o povo de Israel dançaram diante da Arca do Senhor que representou a presença de Deus (2 Sm 6:14).
Um terceiro tipo de dança que inclui saltos e giros exuberante com alegria foi citado na derrota do exército de Faraó que aconteceu no Mar Vermelho, " Miriam, a profetiza, irmã de Arão, levou um pandeiro na mão dela; e todas as mulheres a seguiram com pandeiros e com danças (Ex 15:20). Quando Davi matou Golias, as mulheres cantaram com dança" (1 Sm 29:5).
Cada uma destas formas de dança achou uma expressão na vida diária e nos momentos festivos. Na festa dos tabernáculos, por exemplo, "os homens piedosos dançaram com tochas nas mãos e cantaram canções de alegria e louvor, enquanto o levitas tocaram todos os tipos de instrumentos. A dança puxou multidões de espectadores... não terminou até a manhã seguinte" (Gagne 1984:30). Pela tradição havia celebração da comunidade na expressão por movimento.
Porém, a dança não é mencionada formalmente no código  Mosaico, nem tampouco estava livre de certas proibições.
Uma distinção veio a ser feita entre as danças santas de uma natureza sagrada e as que se assemelharam a cerimônias pagãs. Esta distinção, feita pelos Israelitas, seria feita mais nitidamente pelos cristãos nos séculos seguintes.
Nos primeiros cinco séculos da igreja cristã a dança ainda era aceitável porque estava plantada profundamente na tradição Judeu-Cristã. (Gagne 1984:43). Os cristãos foram acostumados a celebrar com dança na adoração e festividades por causa da tradição hebréia de dança.
Também o cristianismo foi sujeitado as influências sociais e políticas do império romano e das circunstâncias variáveis no quarto século causando assim mudanças na importância e no significado da dança como também no material de dança usado na liturgia cristã. No curso da história de teatro e dança, o cristianismo amoldou e proscreveu novos desenvolvimentos. Embora aparentemente restritivo nestes primeiros séculos, " A igreja na verdade criou um contexto para florescer a nova de dança" social, teatral e religiosa (Fallon e Wolbers 1982:9).
O novo testamento dá algumas referências diretas para dança, mas até mesmo isto aponta um possível paralelo da tradição judia de presumir a presença de dança sem a necessidade para mencionar o seu objetivo. (Gagne 1984:35).
A evidência do uso de dança como uma expressão aceitada de alegria é refletida quando Jesus comenta: " Nós servimos a ti mas você não fez festa e celebração com dança." (Mt 11:17). Semelhantemente, na parábola do filho pródigo lá estava o povo dançando e regozijando no retorno do filho para a casa dele (Lc 15:25).
Paulo recorda os cristãos que seus corpos são templos do Espírito Santo e que eles deveriam glorificar Deus com os seus corpos (1 Co 6:19-20). Ele indica mais adiante que o movimento físico é uma parte aprovada como expressão de oração quando ele exorta Timóteo para erguer mãos santas (1 Tm 2:8).
O padrão bíblico para a maioria das orações incluíam braços e mãos erguidas sobre a cabeça (1 Tm 2:8). Em orações de confissão, ajoelhado ou prostrado como era comum e em orações de ação de graças ou intercessão que se levantam os braços.(Adams 1975:4).
Adicionalmente, recentes estudos sugerem que há mais referências para dançar no novo testamento que originalmente se pensava (Daniels 1981:11). No idioma aramaico que os judeus falavam, as palavras para alegria e dança são as mesmas. conseqüentemente incluindo as referências dançando e saltando para alegria (Lc 6:23) como também dançando no espírito (Lc 10:21).
Nas duas liturgias cristãs registradas mais cedo em detalhes vemos que a dança é usada na ordem de serviço. Tanto Justin Martyr em 150 DC quanto Hippolytus em 200 DC descrevem danças de círculo joviais (Daniels 1981:13). Na igreja primitiva a dança foi percebida como uma das manifestações divinas (Gagne 1984:36).
Esta atitude de dançar contrasta nitidamente com a sociedade romana na qual cristianismo apareceu primeiro. Como comentou Shawn, " Na Roma imperial a primeira dança que vemos é a dança teatralizada, mas ela se comercializou; e como a vida religiosa de Roma se tornou uma orgia, assim as danças religiosas se tornaram ocasiões para licenciosidade desenfreada e sensualidade (Kraus e Chapman 1981:42).
Reagindo à este sintoma de decadência moral, a igreja buscou purificar a dança expurgando todos os rastros de paganismo e a intenção de expressão do movimento. Porém a dança continuou dentro da própria igreja mantendo sua forma e intento santos e não profanos. O propósito do movimento litúrgico era trazer glória e honra para Deus e tirar o foco de sobre o homem.

Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

5 comentários :

  1. Muito bom Post, Parabéns, Tudo oque for feito deve ser feita a vontade de Deus, Amén.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, Bryam! glórias a Deus! Agradeço pela sua visitinha, volte sempre! =D

      Excluir
  2. Parabéns pelo seu Blog, fascinante!!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, excelente post. Eu gostaria de saber se alguém tem informação a respeito de curso de dança hebraica noBrasil. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá anonimo, shalom! Nosso pais é muito grande, e devem existir mais lugares que desconheço.. mas sei que aqui em são paulo temos cursos de dança no Centro de Cultura Hebraica que fica na Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré em São paulo. Tem também o curso de dança hebraica no sistema a distancia, da Cia Vivian Lazzerini, que vc pode fazer pela internet. o site dela é https://eadvivian.eadplataforma.com/curso/danca-hebraica/

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]