Pense Nisso

O que é a "Adoração com Entendimento"?

Ministério Louvor na Terra


Bom Dia, Graça e Paz!

Hoje vamos estudar um pouco sobre a Adoração com Entendimento. Você já ouviu falar sobre isso? Ou já viu alguma coreografia que foi "rotulada" dessa maneira? Mas o que é essa tal de "adoração com entendimento"?

Sabe, irmãos, eu vejo a dança como algo que não tem fronteiras.. que pode evoluir e inovar-se de uma maneira surpreendente e espetacular, sabe porque? Porque a dança se principia no nosso corpo e nosso espírito. Se somos feitos a semelhança de Deus e temos um espírito vivificado por ele, então não haverá limites para aquilo que podemos criar com ele! E dessa maneira, eu vejo a dança com entendimento: uma evolução na maneira de ministrar e comunicar a palavra de Deus. Esta é uma "modalidade" que comunica muito, que "ilustra" ou "fala" demais com aqueles que assistem a essa  ministração. Então, vamos estudar um pouquinho sobre isso? Vamos lá!

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim;
Oséias 4:6


Muitas vezes no ministerio, baseamos o trabalho na dança apenas por uma boa intenção ou por termos o chamado para ministrar, mas não buscamos conhecimento para fazer o que precisamos fazer. Fazemos tantas coreografias buscando passos inovadores, copiamos o que não sabemos, muitas vezes... introduzimos tanta coisa que fogem do contexto daquilo que temos de fazer... Enfim, movemos o corpo, dançamos bem, mas não comunicamos nada! A igreja assiste e não recebe nada com esse nosso esforço...

A palavra "conhecimento" significa razão, "compreensão", "saber o significado de"... Buscar compreender corretamente a palavra (ou a musica que será ministrada) é essencial para que nós saibamos o que temos de comunicar. Agora, Leia com ateção esta passagem de 1 Coríntios 14:

"Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.

1 Coríntios 14:1-19

Você compreendeu o que Paulo nos aconselha aqui? Se você crê que sua dança é profética, você pode aprender com essas palavras? Aqui nos diz que não tem valor para a igreja se você sobe ao altar para dançar com movimentos que não "dizem" nada, que não "comunicam" coisa alguma, que não edificam! Você pode me dizer: - Mas eu danço os movimentos que o Espírito Santo me traz! Sim, concordo com você.. mas esta passagem que lemos nos diz que se você fica somente nesses movimentos "espirituais" você está edificando a si mesmo, apenas! Os dons e talentos que nos foram dados, são pra edificação da igreja, e o que tem acontecido é que vamos ao altar pra edificação somente nossa! Quantas vezes, depois de uma ministração que você foi tremendamente impactado pelo poder de Deus, você volta seu olhar para a igreja e vê as pessoas assim com "cara de paisagem" olhando e dizendo com os olhos: Acabou?!?! Isso aconteceu porque nossa dança não comunicou nada a eles...

Nossa dança tem que comunicar a Palavra de Deus. É ela, a PALAVRA que tem poder, é ela que pode impactar, trazer mudança de vida, trazer a cura, o milagre! É a PALAVRA e não nossos passos elaborados e os spacates que buscamos com tanto sofrimento! É a PALAVRA que vai saciar a fome da igreja, não as nossas vestes brilhantes e esvoaçantes!!

Então, quero incentivá-los a buscar em Deus como ser um fiel comunicador da Sua Palavra através da arte da Dança. Para dançar a "Dança com Entendimento" você precisa comunicar a Palavra de Deus, literalmente, atraves da sua dança.

Logo, voltarei a complementar esse assunto, e deixo pra vocês meditarem nesse assunto, uma coreografia do Estudio do Corpo, creio que Deus vai falar com você!



Cristo Vive,
A ELE GLÓRIA!

Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Um comentário :

  1. Muitas equipes estão se dedicando nessa nova tecnica e alcançando um novo estágio de adoração com a dança.. Tem sido uma benção ver tantas equipes melhorarem na comunicação da dança e, consequentemente, abençoarem suas congregações!

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]