Pense Nisso

Adereços para Dança - O Veu Wings


Bom Dia, geração escolhida! Adoradores eleitos e amados do Pai!
Hoje o assunto abordado é sugestão de alguns leitores do Blog,  que solicitaram uma postagem sobre o conhecido "véu de borboleta" ou "asas de anjos". É um adereço muito lindo, que dá um destaque especial para a dança, traduzindo movimentos leves em lindos efeitos visuais, deixando a ilusão de que a bailarina está voando.
Como eu não tinha muita informação a respeito, resolvi pesquisar sobre o assunto na internet. Para minha surpresa, pouco se sabe sobre a real origem, mas pelo que observei em minha pesquisa,  este item merece uma reflexão de todo o ministério de dança, para trazê-lo ou não ao uso no ministério. Portanto, vou deixar aqui um pedido, para que vocÊ reflita, leia com atenção e deixe seus comentários no final deste post, ok? Crescemos quando compartilhamos nossas idéias e  abençoamos nosso irmão... :)
Esse adereço vem da dança do ventre e é muito usado atualmente por muitas bailarinas de renome, por isso esse acessório está na moda. Sua origem é bastante especulada, mas encontrei duas vertentes de possibilidade, que na verdade, congruem para uma apenas:
Ísis (fonte: Infoescola)
1. Dizem que sua origem foi no Egito, inspirados nas imagens e rituais religiosos da deusa Ísis que, segundo a mitologia egípcia, teria se transformado numa ave para cantar suas lamentações .
2. Em outra linha, dizem que foram as americanas que introduziram este acessório em formato de asa para chamar a atenção do público. Atribuem-se à americana Loie Fuller a primeira bailarina a utilizar esse véu em uma apresentação, denominada "The Serpentine Dance".  Da mesma maneira, a inspiração foi na deusa egípcia Ísis. No vídeo abaixo, podemos ver como Louie criava movimentos nesta coreografia que revolucionou a dança no ano de 1896, onde além de trabalhar os movimentos no véu, foi acrescentado (*brilhantemente!*) um jogo de luzes coloridas que trazem a impressão de que a roupa muda de cor. (este vídeo foi registrado pelos irmãos Lumiére... OMG!).



Hoje em dia, as "asas de borboletas" são confeccionadas em diversos tipos de tecidos... plissados, em seda, de uma cor só, em degradê, etc.. Podem ser feitos sob medidas, ou até comprados no tamanho padrão (3m para cada asa e altura de 1,50m). Tem até no mercado livre... rsrs

Existem em dois modelos básicos: o Egípcio e o Argentino. O egípcio é constituído de duas asas distintas, que são presas por uma tira de velcro, que colocamos ao redor do pescoço. Seu uso é um pouco limitado ao movimento chamado de "asas de borboleta". O argentino é diferente: é uma peça única, uma grande extensão de tecido que pode ser presa de outras maneiras, na cintura, no pescoço, nos ombros, etc.. possibilita maior criatividade na hora de usar e também de criar movimentos: asas de anjo, leque, helicóptero, giros e etc...

Para dançar com o véu wings é necessário ter força e bastante domínio de movimentos. Engana-se quem pensa que é um acessório fácil de usar. É preciso bastante técnica e treino, além de braços fortes para que o movimento saia bem executado e leve, ao mesmo tempo..

No Youtube você encontra inúmeros vídeos de dança (a maioria é dança do ventre) em que se utiliza o véu wings. É bom assistí-los pra vc compreender como se usa esse véu.

Bom, depois de tudo isso... Levanto aqui uma reflexão:

Você usaria este acessório na sua igreja? 

Junte-se a nós neste processo de conhecer e crescer, amadurecer as idéias e estabelecer nosso chamado numa fé consciente do que fazemos e cremos. Comente, Comente e Comente... Contribua com suas idéias! e assim vamos crescendo no conhecimento de Deus, e abençoamos uns aos outros... Conto com seu comentário!


No Amor de Cristo,
Silmara Caetano

Fonte:
Sobre o Wings:
http://cadernosdedanca.wordpress.com/2010/08/25/veu-wings/
Sobre Ìsis:
http://www.infoescola.com/mitologia/isis/
Sobre Loie Fuller:
http://en.wikipedia.org/wiki/Loie_Fuller
http://www.erinwylie.com/2012/08/loie-fullers-the-serpentine-dance/
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

14 comentários :

  1. Eu acredito muito mais no Poder de Deus, que no poder do diabo.. Se toda essÊncia criativa vem de Deus, podemos sim restaurar qualquer instrumento para louvar ao Criador, Basta sermos levitas compromissados e consagrados a Deus, usando com sabedoria todos os nossos recursos para Adora-Lo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa ,foi de Deus isso,já faz algum tempo que estou pesquisando o que é modalidade e o que é ritual,e li a origem desta dança, nós fazíamos na nossa igreja, aprendemos com nossa antiga líder,mas de uns tempos para cá isto começou a me incomodar,e um dia durante a mensagem Deus me disse para pesquisar e quando cheguei fui olhar no youtube e até chorei,senti vergonha , e pesquisando aprendi que é uma dança usada para um ritual de fertilização e entrei neste blog para ver se encontrava algo sobre isso, não precisamos parar de dançar com véu ,mas não precisamos copiar a coreografia do ritual porque cada movimento tem um significado para eles,estava aprendendo algumas maneiras de usar com a cia Rhema no youtube e percebi que aqueles movimentos ritualísticos eles não fazem e ensinam de uma maneira que fica muito lindo e não vai incomodar,e me aprofundando mais no estudo aprendi que a deusa isis é a iemanjá .Muito obrigada pelo post até arrepiei quando vi que mais pessoas estão pesquisando sobre isso.Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lucas por sua contribuição... É muito bom saber que os ministros de dança estão se preocupando com o que estão fazendo, deixando de lado o "fazer por fazer"... Existem muitos movimentos que podemos fazer, inspirados pelo Espirito Santo, que trarão um efeito bonito e ao mesmo tempo edificará a igreja...
      Obrigada pelo seu comentário!! =D Abçs

      Excluir
  3. Olá! como se chama um adereço que estão usando na coreografia perfume de tu pies,parece um lek só que faz um lindo movimento.tecido.

    ResponderExcluir
  4. como é chamado o adereço que parece um lek de tecido usado na coreografia perfume de tu pies

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cirleide, Paz!! :) aquele adereço me parece ser mesmo uma asa improvisada, creio que não é de tecido, parece ser de feltro pois é bem rígida. Com a ponta da asa pregada na vareta e o inicio da asa preso na roupa do rapaz. :bd

      Excluir
  5. Eu usaria, mas primeiro conversaria com o grupo sobre a origem desse acessório. Acredito que tem certos louvores, momentos, mensagens, que devemos passar e que os acessórios contribuem muito, e este, consagrado à Deus, é ótimo para expressar majestade, honra, glória, salvação, essas coisas...

    ResponderExcluir
  6. Eu usaria com o grupo que eu danço, só explicaria a origem, pq é sempre bom sabermos e estarmos preparados para qualquer tipo de pergunta que pode surgir. Penso que esse tipo de adereço ajuda bastante para danças em que a mensagem a ser passada é sobre salvação, honra, glória, poder, majestade divina... coisas assim.

    ResponderExcluir
  7. eu usaria sim, o que provem de DEUS pelo nosso saber nunca vem do deabo

    ResponderExcluir
  8. gostei do post!
    na minha igreja nao fazemos movimento exatamente de dança trabalhamos com os gestos de acordo com a letra de cada hino, em um dos nossos congressos usamos uma assa parecida, compauzinhos, ficou tudo lindo, nao foi facil usar mas ensaiamos muito e conseguimos usalos.
    parabens por buscar algo que ensine enao critique .
    hj em dia ninguem que r ajudar apenas julgar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido leitor anonimo! Agradeço sua visitinha e seu depoimento, e aproveito pra deixar os parabéns pela iniciativa de acrescentar a asa na sua coreografia! Deve ter um resultado muito bonito!
      Minhaa intenção aqui no blog é exatamente essa: ajudar.. Ser um suporte para os ministerios.. Conto com suas orações.. bjs!

      Excluir
  9. O Diabo não cria nada, ele só copia. a palavra diz em Atos 17:24 que Deus criou o mundo e tudo o que nele ha, então toda criatividade humana vem do Senhor, o inimigo quer usar essa criatividade para seu beneficio.

    ResponderExcluir
  10. O Diabo não cria nada, ele só copia. a palavra diz em Atos 17:24 que Deus criou o mundo e tudo o que nele ha, então toda criatividade humana vem do Senhor, o inimigo quer usar essa criatividade para seu beneficio.

    ResponderExcluir
  11. São chamadas também de “Asas de Anjos”e da efeito muito lindo em apresentações na igreja, faço minha apresentação com o louvor Agnus Day , tudo pra honra do Meu Senhor Jesus 🙌🏻 “Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor “

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]