Pense Nisso

Bases Bíblicas para a Dança Espontânea na Igreja

Cia Athos

Shalom!!!

Hoje eu venho com uma postagem que foi sugerida por uma leitora (Juliane Silva, obrigada :) Vamos nos debruçar sobre a dança espontânea. Meditar um pouco na sua origem e como podemos aplicar essa ferramenta poderosa nas nossas ministrações de dança na igreja cristã. Então vamos lá!

Nas civilizações e culturas antigas, a dança era um importante meio de expressar os mais profundos sentimentos da alma humana. Na cultura hebraica não era diferente. Porém percebemos na Bíblia que ela era utilizada em comunidade, expressando alegria da conquista, da vitória numa guerra, ou celebrando a provisão e o cuidado de Deus por seu povo, agradecido pelas fartas colheitas e a multiplicação dos rebanhos. Percebam que em todo estes aspectos, a celebração com danças tinha um único ponto convergente: Agradecimento a Deus! A fonte era Deus!

Outro ponto a salientar: o povo hebreu tinha uma maneira de celebrar diferente dos nossos dias: as mulheres dançavam juntas, em circulos.. somente mulheres.. os homens dançavam em grupos somente de homens.. com o passar do tempo, com a evolução natural da sociedade, começaram a se criar algumas "coreografias" que vieram a ser parte da tradição judaica. Nessas sequencias de "passos" criaram-se movimentos que representavam o dia a dia dos hebreus, como por exemplo, movimentos de semear e movimentos de colher o que foi plantado...

Mas agora, vamos à Palavra:


  • 2 Samuel 6:14
E Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido de um éfode de linho.Assim subindo, levavam Davi e todo o Israel a arca do Senhor, com júbilo, e ao som das trombetas.E sucedeu que, entrando a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do Senhor, o desprezou no seu coração.
 Esta passagem clássica, creio ser a mais explicita em exemplificar a dança espontânea. Davi celebrava com espontaneidade, e com todas as suas forças... Creio que não havia como ser uma dança coreografada. Pelo contexto bíblico é evidente que neste caso foi uma dança espontânea. E foi uma dança tão contagiante, que o povo acompanhou com jubilo! No versículo 16 diz que ele ia saltando e dançando diante do Senhor! Isso é adoração espontânea!

  • 1 Samuel 18:6 
Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.
 Nesta passagem a comemoração era pela vitória na guerra e diz que as mulheres de todas as cidades de Israel, deixaram de lado seus afazeres para comemorarem esta vitoria! Todas elas saíram ao encontro dos guerreiros, cantando e dançando, com tamborins, com jubilo e instrumentos de musica. Ja imaginou isso? Pensa só no tamanho desse ministério de dança! Devia ser a maior equipe da antiguidade! kkkkk Mais uma vez vemos a expressão espontânea presente na dança ao Senhor. Inclusive nos canticos...

  • Exodo 15:20-21
Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
 Aqui, no momento da vitória sobre os exercitos do faraó, Miriã não se aguentou de tanta alegria e diante do livramento do Senhor, puxou o tamborim e tambem com gratidão em seu coração começou a derramar espontâneamente o louvor ao Senhor. Amados, com toda aquela pressão que antecedeu este acontecimento, diante do sofrimento que o Faraó impunha aos escravos, das pragas que assolaram o Egito, e da pressa em que fugiram de lá, não vejo como esta dança ter sido uma dança coreografada.. Aqui, mais uma vez, nos deparamos com louvores e danças espontâneas.  Todas as mulheres sairam atras dela com jubilo, com tamborins e com danças! O Louvor sincero é contagiante, meu povo!

  • Salmos 30:11-12
Tornaste o meu pranto em folguedo; desataste o meu pano de saco, e me cingiste de alegria,Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre.


 Assim como o "trocar de roupas" é um processo rápido, o salmista está expressando que a obra restauradora do Senhor sobre nós também pode ser. É semelhante o processo de ser cheio do Espírito Santo.. ocorre espontâneamente! Neste versículo, o Senhor remove do coração todo motivo de tristeza e enche com seu espírito de alegria! É assim que acontece.. espontâneamente... entendem?


Este assunto Continua!
Leia>>  Como a Dança Espontânea é vista na Igreja
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Um comentário :

  1. Silmara me esclareceu muito ,mas tbm surgiram outras dúvidas .
    Gostaria de saber como a dança espontânea abençoa a vida das pessoas na igreja ,pq assim quando fazemos ministrações coreografadas as pessoas estão atentas aos nossos passos porém no momento do louvor a pessoa está conectada com Deus entende ??

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]