Pense Nisso

A arte bíblica




A Bíblia esta repleta de arte. Deus nos deixou o modelo certo para cada tipo de arte e para o artista que a cria e executa. Se quisermos ser instrumentos segundo o coração de Deus, devemos observar e obedecer a cada mandamento que Ele nos deixou.

O artista precisa saber que:

1º- É Deus quem o capacita:

Nossa capacitação vem de Deus. Ele nos deu algo chamado: Criatividade. Devemos desenvolver cada dom que temos crendo que é um presente Dele pra nós com um propósito. Glorificar e adorar o nome do Senhor. A arte consagrada a Deus poderá ajudar ao próximo, ensinar, consolar, testemunhar seus feitos, curar, profetizar e revelar Jesus a todos. Observe os versos abaixo:

- Êxodo 35:31 - Deus o encheu com o seu Espírito e lhe deu inteligência, competência e habilidade para fazer todo tipo de trabalho artístico;

- Êxodo 35:35 - Encheu-os de habilidade para fazer toda obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do bordador em estofo azul, em púrpura, em carmesim e em linho fino, e a do tecelão, sim, toda sorte de obra e a elaborar desenhos.


2º- Toda forma de arte deve ser feita no modelo de Deus e na sua dependência.

Você vai perguntar; ...Qual é o modelo de Deus? A multiforme sabedoria de Deus se revela em suas obras, portanto não podemos estabelecer limites para a criação. No entanto Deus nos ordena a seguirmos padrões inegociáveis como por exemplo: Santidade, dependência , vestes santas, frutos, e devemos também entregar toda glória e honra a Jesus.

- Êxodo 36:1 - Bezalel, Aoliabe e todos os outros artesãos, a quem o Deus Eterno deu habilidade e inteligência e que conhecem tudo o que é preciso para construir a Tenda Sagrada, deverão fazer tudo como o Deus Eterno ordenou.

- Êxodo 31:6 Eis que lhe dei por companheiro Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã; e dei habilidade a todos os homens hábeis, para que me façam tudo o que tenho ordenado.


3º- O artista precisa ter boa vontade pra trabalhar:

Tenho conversado com muitas pessoas que tem um chamado em Deus, mas têm outras prioridades em suas vidas, que não lhe permitem conciliar as atividades. Sendo assim, aconselho que façam uma revisão em suas vidas para avaliar, reorganizar e não correr o risco de deixar o Senhor com as sobras ou fazer a obra relaxadamente.
Outras pessoas têm tempo, mas não tem disposição para trabalhar. Querem receber tudo na mão, são acomodadas, murmuradoras, querem sempre os melhores lugares, estas devem também fazer uma avaliação de seu chamado em Deus e se estão no lugar certo para então determinar mudança de atitude.Lembre ¿se: Maldito é o que faz a obra relaxadamente, desta maneira você pode estar ocupando o lugar de alguém que poderia estar frutificando, e glorificando o nome de Jesus. Cuidado!

- Êxodo 36:2 - Moisés chamou Bezalel, Aoliabe e todos os outros artesãos, a quem Deus tinha dado habilidade e que tinham boa vontade para ajudar, e disse-lhes que começassem a trabalhar.

4º- Todo trabalho de arte ou material para confecciona-la, criatividade e dom deve ser separado ao Senhor.

Temos a prática de separar tudo em oração para Deus. Nossos dons, roupas, cenários, peças, em tudo pedimos sua inspiração e benção.Quando a obra está pronta, ofertamos tudo a Deus em forma de adoração. Para alguns parece exagero, mas, longe de nós até a roupa contaminada pela carne.

- Êxodo 35: 4 ¿ 10 - Disse mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou, dizendo: Tomai, do que tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, de coração disposto, voluntariamente a trará por oferta ao SENHOR: ouro, prata, bronze, estofo azul, púrpura, carmesim, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiro tintas de vermelho, peles finas, madeira de acácia,azeite para a iluminação, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático,pedras de ônix e pedras de engaste para a estola sacerdotal e para o peitoral. Venham todos os homens hábeis entre vós e façam tudo o que o SENHOR ordenou:

5º- Nossa arte deve refletir a Deus.

Os artistas de nosso tempo defendem a arte pela arte.

No modelo de arte que Deus nos ensinou não há limites para a criação, no entanto, tudo deve refletir a Deus. Observe o tabernáculo; cada cor, cada objeto, cada detalhe apontam para um aspecto de Deus. Nossas peças, coreografias, telas, filmes, etc; tem que ter a marca de Cristo; sua inspiração, influencia e frutos. Se nossa criação não reflete a Deus, não carrega sua presença, então nossa obra não foi inspirada por Ele e por causa disso, não passará pelo fogo. Ou pior, poderemos estar levando fogo estranho ao altar de Deus. Pense nisso. Seja prudente. Convide a Deus para ser seu inspirador para seu trabalho de Arte. Importa que Ele cresça.

- 1 Coríntios 3:13 - manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.

Deus te abençoe!!

Pra. Adriana Pinheiro Diogo.

Rede de Artes
Igreja Internacional da Paz
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o seu Comentário :)
  • Blogger Comente com o Blogger
  • Facebook Comentários do Facebook
  • Disqus Comentários do Disqus

Nenhum comentário :

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]