Pense Nisso

Como Adorar à Deus com Danças


Cia Josac


por: Ana Beatriz Rocha

O Criador

Quando um dia na história da criação Deus criou o homem, criou-o com o objetivo de O adorar, e para isso lhe deu a vida, que é manifesta através dos mais diversos movimentos, como a circulação ininterrupta do sangue, o desenvolvimento de um bebê até a fase adulta e velhice, o ar que é inspirado e expirado, o pensar, o agir ...
Vida é movimento
Dança é movimento
Dançar é viver, é movimentar-se

A Palavra do Senhor nos diz: "Louvai-o com adufes e danças;..." (Salmo 150.4a)
Infelizmente Satanás, o inimigo de nossas almas, colocou uma espécie de venda no entendimento daqueles que mais tentavam se aproximar e conhecer à Deus, a igreja. Até a alguns tempos atrás, dentro de muitas igrejas não se podia bater palmas, levantar as mãos, inclinar-se, ajoelhar-se e muito menos dançar, pois seria falta de reverência. Por esta razão não havia expressão de adoração.

Ao longo de todos esses anos, Satanás incutiu nas mentes que dançar é pecado. Sabemos que pecado é tudo aquilo que destrói o corpo, por este ser o templo do Espírito Santo. É claro que se optamos por ser santos, não vamos nos prestar ao papel de nos contaminar com danças mundanas que visam a sensualidade e a destruição de relacionamentos, mas sim ao de conhecermos a dança que é de louvor e adoração, que liberta, cura, e que nos permite adentrar o Santo dos Santos em adoração profunda e íntima com o Pai.
A dança, assim como tudo o que foi criado por Deus, teve como principal objetivo exaltar o criador dos céus e da terra. Os anjos já dançavam, e dançam ante ao Senhor, eles louvam a Deus com seus movimentos insensantes.

Decência, Ordem e Entendimento

Tudo o que é feito na casa de Deus deve ser com decência, ordem e entendimento. A dança dentro da igreja, não é um show ou um espetáculo, a dança quando motivada pelo Pai, é um ato de adoração, devoção e amor.

A alegria não deve estar em dançar, a alegria deve vir do coração, por Jesus Cristo, pela Salvação. "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor e não para homens." (Colossenses 3.23)

Somos um espírito vivificado em Cristo Jesus, refletido em nossa alma restaurada e curada pelo perdão e pelo amor do Senhor e por isso podemos louvar através de gestos dançantes santificados ao nosso amado Deus por intermédio do nosso corpo que é a habitação do Espírito Santo.

Dançar sim..., mas com entendimento!!!!

Como Adorar à Deus com Danças?

Tudo começa no coração

Certa vez, quando fui convidada para ministrar sobre dança às crianças da minha igreja, me peguei a pensar..., como falar-lhes da dança como forma de louvor e adoração ao Deus vivo? Muitas delas já estavam até acostumadas a nos ver dançar... mas como explicá-las o verdadeiro sentimento e motivação desta expressão tão maravilhosa?

Então o Senhor ministrou na minha vida; que se como crianças devemos entrar no reino é porque delas são os corações sinceros e verdadeiros.
Não adianta fazermos lindas coreografias ou lindas vestimentas, se a vestimenta interna estiver em pecado, triste e destruída.

A essência da adoração é um coração quebrantado. "Sacrifícios agradáveis à Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito não o desprezarás, ó Deus."
(Salmo 51.17)

É preciso ter vida santificada

É possível adorar à Deus com danças, mas é preciso entender que para tando, é necessária uma busca contínua de santidade e de vida transformada em Jesus.

"Eu sou o Senhor, vosso Deus; porquanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque Eu sou santo..." (Levítico 11.44a)

É necessária a unção que vem de Deus

"Sem fé é impossível agradar à Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxíma de Deus creia que Ele existe..." (Hebreus 11.6a)

A obra sem fé é morta e dança sem unção é apenas dança.
O movimento torna-se dança, mas é a unção, que vem do Espírito Santo, que faz da dança uma expressão profética de louvor e adoração.

As Vestes Sacerdotais

Sem dúvidas, quando vamos a uma festa procuramos vestir sempre a nossa melhor roupa. Assim também deve ser para adorar ao nosso Deus, a vestimenta deve ser um capricho, a melhor para o Senhor, vestes sacerdotais, especiais, roupa de festa!

Somos o templo do Espírito Santo e não devemos desonrar esse fato, profanando o sagrado, usando roupas que liberem sensualidade, principalmente por estar em um lugar de evidência, que é o palco da igreja.

"É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar [ou se ofender ou se enfraquecer]" (Romanos 14.21)
"não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o ministério não seja censurado." (2 Coríntios 6.3)

Deve-se evitar:

- Calças justas, que mostrem as formas do corpo
- Blusas curtas, justas ou transparentes

Pode-se usar:

- Calças largas, onde você se sentirá confortável e não escandalizará o irmão.
- Camisetas, blusas ou túnicas largas

Ouse Dançar com Deus

Davi dançou - (2 Samuel 6.14-15)

O texto nos diz que Davi dançou com todas as suas forças, de todo o coração, de todo o ser, e "Todo Israel, "todos", com júbilo fizeram subir a Arca do Senhor".
Miriam dançou - (Êxodo 15.20-21)
Miriam, cantando ao Senhor, "tomou um tamborim e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças".
Deus nos chama para uma adoração completa, por inteiro, não apenas "da boca para fora", rígida e insensível. Ouse dançar com Ele!!!

Bibliografia
1. Bíblia Sagrada de Estudo Esperança - Almeida Revista e Atualizada
2. O Retorno da Dança para as Mãos do Criador - Sarene Lima
3. A Dança no Louvor e na Adoração - Isabel Coimbra

(texto publicado com autorização)
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o seu Comentário :)
  • Blogger Comente com o Blogger
  • Facebook Comentários do Facebook
  • Disqus Comentários do Disqus

Nenhum comentário :

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]