Pense Nisso

Como a Dança Espontânea é Vista e Recebida na Igreja

Cia Athos

Shalom!

Continuando com o assunto Dança Espontânea na Igreja, hoje vamos refletir sobre como a dança espontânea é vista, e consequentemente, recebida, na igreja hoje.

Vou buscar ser clara e sincera, pois ao longo desses dezesseis anos já vi (e sofri) muita coisa. Percebi muitas mudanças na receptividade das igrejas, mas ainda existem muitas outras que não aceitam e condenam a dança. Os motivos de tanta aversão, quero deixar para um post futuro. Hoje quero somente focar na resistência à dança espontânea. Vou fazer o possível pra que não fique um post muito longo... Então vamos lá!

Leia a Primeira Parte deste Estudo >>> Bases Bíblicas para a Dança Espontânea


Como a Dança Espontânea é vista na Igreja?


Pelas minhas pesquisas*** e vivências, vejo aqui somente duas respostas:
  • Nos lugares em que a dança espontânea é aceita, ela é vista como um mover em unidade do Espírito Santo. (Se sua igreja é assim, é pra glorificar de pé igreja!!!)
  • Onde ela é vista com restrição, ela é vista como algo sem sentido, atrapalha o culto. (Não são poucas, infelizmente)

Mas, já pensaram o porque disso? Bom estou falando com bailarinos, creio que todos vão concordar comigo que a dança espontânea é uma expressão de louvor, certo? porque então seria ela uma expressão subjugada como desnecessária e sem sentido? Se você tem passado por este problema com sua equipe de dança, quero que abra o seu coração e medite, talvez este post possa te ajudar a vencer mais esta barreira.

Por que a dança espontânea é vista como sem sentido e desnecessária?

1. Porque a igreja é obrigada a interpretá-la: isso mesmo.. as pessoas que "assistem" são obrigadas a interpretar algo totalmente subjetivo em muitos casos, subjetivo pois cada ministro faz um gesto de louvor que está em seu coração somente, e quem assiste isso, muitas vezes não compreende o que está sendo dito através daquela movimentação.

2. A igreja não sabe interpretar: Isso também é verdade em quase cem por cento dos casos. A linguagem da dança envolve movimentos e expressão. Quando tudo isso estiver ok, ainda teremos possibilidade de que a igreja não saiba interpretar. Por isso não podemos desistir, parar o trabalho. Pois à medida que os grupos treinam o espontâneo e se aperfeiçoam, a igreja por sua vez também vai apurando sua percepção e interpretação.

3. A igreja interpreta como pode: Muitas vezes, o  líder de dança não trabalha o espontâneo  com firmeza e com a técnica necessária para apurar em seus liderados a limpeza de movimentos e significados de movimentos. Chega à igreja que assiste, movimentos sem sentido algum e por isso causa a maioria de comentários ofensivos que já ouvi em reclamação de ministros de dança que me procuram. O resultado disso é uma confusão total, uma variedade de interpretações. Era pra dança ter um significado, mas ela tem agora, um significado pra quem assiste e outro para quem dança.

4. Cada interprete alega que sua interpretação é a mais correta: Chegamos ao cenário final: as irmãs ficam nas nuvens porque "dançaram com o noivo", depois ficam tristes ao ouvir o comentário dos irmãos da igreja e decreta logo que esses que comentam nunca tiveram experiências com Deus, etc. Já os irmãos que assitiram o espontâneo dizem que.. bom .. deixa pra lá... vcs ja sabem o que eles dizem..


Reflita nisso por um momento, faz parte do ponto de partida para mudar a situação...


Porque a dança espontânea é vista como "Sem sentido"?

1. Porque a igreja é obrigada a interpretá-la.
2. A igreja não sabe interpretar
3 A igreja interpreta como pode
4 Cada interprete alega que a sua visão  é a mais correta.

Você já passou por situações onde sua dança não foi interpretada corretamente, ou você não soube interpretar o que viu e ficou confuso? Quer deixar seu relato? Por favor, fique a vontade, seu comentário é sempre bem vindo! Logo abaixo vc tem o campo pra comentários de leitores, vc pode expressar sua opinião. Participe!

Cristo Vive,
A Ele Glória!

No proximo post, estratégias de Deus para reverter esta situação.. Não perca!

*** Sempre utilizo as informações que recebo dos leitores do Blog sobre suas características locais, depoimentos, vivencias, experiencias, etc.. para perceber, entender e visualizar o fazer da dança na igreja brasileira. Por isso é tão importante a sua participação, através dos testemunhos e comentarios que recebo aqui. Não apenas isso, mas oro e intercedo por cada líder, ministério ou ministro de dança que entra em contato. Participe vc também!
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o seu Comentário :)
  • Blogger Comente com o Blogger
  • Facebook Comentários do Facebook
  • Disqus Comentários do Disqus

Nenhum comentário :

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]