Pense Nisso

Dinâmicas para Ministerio de Dança


A Paz do Senhor Jesus a todos!

Todos sabem como uma dinâmica ou quebra gelo ajuda na hora de iniciar uma reunião ou entrosar a equipe, não é mesmo? Estas dinâmicas também servem para tratar com alguns probleminhas que surgem, vez ou outra, na vida de todo grupo.. Falta de tempo para os amigos, fofoca, falta de foco, individualidade acentuada.. enfim, são várias as situações em que você poderá usar estas dinâmicas em sua equipe.

Me digam o que achou delas através dos comentários. Assim vou percebendo se estão gostando do conteúdo que estou postando, ok!

Outra coisa: Se você conhecer alguma dinâmica e quiser compartilhar conosco, será muito bem vinda! Você pode também participar através do campo de comentários, no final desta postagem!


1. Dinâmica: Observação


Material:
  • Prêmio: chocolate (sugestão).
Desenvolvimento:
  • Com o círculo da célula formado, peça para que todos fechem seus olhos.
  • O aplicador irá fazer perguntas relacionados aos que estão presentes, por exemplo: “Quem veio usando camisa vermelha?”, ou “Quem está usando tênis branco?”.
  • Quem souber levanta a mão, o primeiro que levantar tem direito a responder, se acertar ganha um ponto, se não é concedido o direito ao que levantou a mão após ele, e assim sucessivamente. No final ganha o prêmio quem acumulou mais pontos.

Conclusão: muitas vezes estamos tão atarefados e tão acostumados com as rotinas que não prestamos atenção nas pessoas, cumprimentamos e/ou falamos com alguém se estarmos ali de fato. É muito importante dedicarmos tempo às pessoas, mas para que esse tempo seja de qualidade nós temos que estar, verdadeiramente, envolvidos.

****

2. Dinamica: Apoio


Participantes: Indefinido.
Tempo Estimado: 10 minutos.
Descrição: O coordenador deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma rodadinha, uma abaixada e etc.
Mensagem: Não podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos e temos um ombro amigo do nosso lado?

****

3 Dinamica: Virar do Avesso

Virar pelo avesso
Objetivo: Despertar o grupo para a importância da organização
Desenvolvimento:
1° Passo: formar um círculo, todos de mãos dadas.
2° Passo: O coordenador propõe o grupo um desafio. O grupo, todos deverão ficar voltados para fora, de costas para o centro do círculo, sem soltar as mãos. Se alguém já conhece a dinâmica deve ficar de fora observando ou não dar pistas nenhuma.
3° Passo: o grupo deverá buscar alternativas, até conseguir o objetivo.
4° Passo: depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo deverá desvirar, voltando a estar como antes.
5° Passo: Analisar a dinâmica:
O que viam? Como se sentiram?
Foi fácil encontrar a saída? Porquê?
Alguém desanimou? Porquê?
O que isto tem a ver com o nosso dia a dia?
Nossa sociedade precisa ser transformada?
O que nós podemos fazer?
Palavra de Deus: Ex 18, 13-27 Sl 114

****

4. Dinamica: O Bombom


Objetivo: Despertar a importância do outro.
Despertar a solidariedade.
Perceber o nosso individualismo.
Descobrir soluções em conjunto com outras pessoas.
Material: Alguns bombons ou balas. Dois cabos de vassoura ou varas. Barbantes.
Desenvolvimento: pede-se dois voluntários para abrir os braços. Por a vara ou cabo da vassoura nos ombros acompanhando os braços e amarrar os braços abertos na vara, para não dobrar.
Por os bombons numa mesa e pedir aos dois que peguem os doces e comam sem dobrar os braços que estão amarrados.
Analisar a dinâmica:
Como se sentiram?
O que o grupo observou? Poderia ter sido diferente?
Por que os dois agiram assim?
Isso tem alguma coisa com o nosso dia a dia?
O que acharam da dinâmica?
Pode confrontar com a Palavra de Deus?
Palavra de Deus: AT.4, 32-37 Sl. 15

****

5 Dinamica: A teia da inimizade”


Texto Bíblico: Pv 20:19; Sl 34:13; 2 Tm 2:16; Pv 11:13;26:20

Objetivo: refletir como os mexericos e disse-me-disse são prejudiciais para o grupo.
Material: Um rolo ou novelo de lã.

Procedimento: Diga para os adolescentes formarem um círculo. Elabore uma boa frase envolvendo alguns dos adolescentes presentes e diga a frase no ouvido de um deles sem que ninguém mais ouça o que você disse. Entregue o rolo de lã a essa pessoa que você escolheu, ela começará a dinâmica. Em seguida, aquele que ouviu a frase, deve escolher uma das pessoas do grupo (não precisa ser na sequencia, ele pode escolher  qualquer uma em qualquer posição do círculo) e conta a essa pessoa a frase que ouviu, ele segura a ponta da linha do rolo de lã e passa o rolo pra pessoa que contou a frase, e assim sucessivamente, cada um vai escolhendo alguém do grupo, conta no ouvido a frase que ouviu do outro, segura o pedaço da linha do rolo de lã e repassa o rolo para o outro, até que todos tenham ouvido a frase e estejam segurando um pedaço da lã. Após todos terem ouvido a frase e estarem segurando uma linha do rolo de lã, aquele que foi o último a ouvir e a receber o rolo de lã, deve contar para todos qual foi a frase que ouviu. Essa frase provavelmente estará diferente daquela que você contou ao primeiro que a ouviu e todos estarão envolvidos na linha de lã como uma teia.

Discussão: Os fuxicos, fofocas, mexericos causam inimizade entre as pessoas do grupo? Você costuma ouvir informações sobre os outros? Você repassa informações dos outros que foram contadas por outros? Você é curioso (a) pela vida alheia? Você guarda segredos? Quais os problemas gerados pelos fuxicos e pelo disse-me-disse? Como devemos reagir diante de falatórios?

****

6 Dinamica: Quem se importa?

Texto Bíblico: Fp 2:1-4

Objetivos: Pensar coletivamente, não ser egoísta.
Procedimento: 
- Forme vários grupos de três pessoas (atenção: mas deverá sobrar uma pessoa)
- Cada grupo formará “a casa” (duas pessoas juntas, uma de frente a outra com as mãos levantadas, formando uma “casinha”  e 1 "morador" (uma pessoa ficará entre os outros dois que formam a “casa”.
- Uma das pessoas estará sozinha, sem “casa”, ela ficará no centro do círculo.
 - As “casas” formarão um círculo e o “morador” sem “casa” ficará no centro desse círculo.

- Você ou a pessoa que sobrar deverá falar (para todos ouvirem) uma das três opções abaixo: 

a) “MORADOR!” - Todos os "moradores" trocam de "casa", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. Não podem permanecer na mesma “casa”.
As “casas” devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio (o “morador”) deve tentar entrar em outra "casa", fazendo sobrar outra pessoa, que ficará sozinha no centro do círculo.

b) “CASAS!” - Dessa vez só as “casas” trocam de lugar, os “moradores” ficam parados.
Obs.: As “casas” devem trocar de pares. Assim como no anterior, a pessoa que  sobrava no meio tenta tomar o lugar de alguém, formando uma “casa” com outra pessoa. Aquele que sobrar, vai para o centro do círculo, será o “morador” sem casa.

c) “TERREMOTO!” - Todos trocam de lugar, quem era “casa” pode virar “morador” e vice-versa.

Obs.: NUNCA dois “moradores” poderão ocupar a mesma “casa”, assim como uma “casa” também não pode ficar sem “morador”.

Discussão:
- Como vocês se sentiram quando ficaram sem “casa”?

  • Os que tinham “casa” pensaram alguma vez em dar o lugar ao que estava no meio? Colocou-se no lugar do outro alguma vez?
    - Como nos sentimos ao sermos excluídos de um grupo? Por que algumas pessoas não interagem com outras, e impedem outros de ingressarem em seu grupo?
****

7. Dinamica: UM SÓ CORPO”


Texto Bíblico: Rm 12:5; Gl 3:20; 1 Co 1:10.
Objetivo: analisar a importância da comunicação para trabalharem juntos
Material: Você vai precisar de folhas de papel para cada participante, duas cartolinas, pincéis coloridos, fita adesiva, cola para papel e tesouras.
Procedimento: Essa dinâmica tem dois momentos:

1º momento:
Divida eles em dois grupos de igual número. Nesse primeiro momento da atividade, dê a cada membro dos grupos, uma folha de papel e pincéis. Cada membro do grupo deve escolher uma parte do corpo humano e desenhar em uma folha de papel, sem que os outros componentes do seu grupo saibam (não devem se comunicar). Após todos terem desenhado, devem recortar e cada grupo deve montar um boneco com todas as partes do corpo que cada membro de seu grupo desenhou ( na certa não vão conseguir pois, terão várias partes repetidas (exemplo: como vários olhos, mãos etc) e outras partes certamente faltarão (exemplo: boca, pé, etc).
- Após montarem os bonecos, discuta com eles qual o resultado do trabalho que fizeram, se foi proveitoso ou não, se conseguiram montar um boneco completo ou não...quais as dificuldades e resultados do trabalho em grupo.

2º momento:

Em seguida, dê a cada grupo outra folha de papel, só que dessa vez, não é uma folha para cada membro dos grupos, mas uma cartolina para todo o grupo (cada grupo ganha uma cartolina), peça que os membros dos grupos se comuniquem, pois eles devem se organizar combinando qual parte do corpo humano cada um deve desenhar para montar o boneco. Em seguida, após cada um definir sua parte em concordância com os outros, devem desenhar na cartolina e montar o boneco. Terminada a montagem, cada membro deve refletir e falar sobre como foi montar o boneco juntos. Quais as dificuldades e o resultado etc.

Discussão final: Somos um só corpo, com muitos membros, Cristo a cabeça desse corpo, como está nossa comunicação uns com os outros, trabalhamos juntos, cada um fazendo sua parte, mas temos um só propósito?

Perguntas: Quais as diferenças entre os dois momentos na construção do corpo humano, em qual delas o resultado foi melhor?

****

8. Dinamica: Mancha ou ponto


Objetivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida...
Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.
Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.
Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl 51
****

9. Dinamica: Números


Objetivos: Conhecimentos Pessoais.
Material: Cartões com números diferentes.
Desenvolvimento: Cada participante recebe um número que não deve ser mostrado para ninguém.
Dada a ordem, cada um vai procurar o número igual e não acha.
Comentam-se as conclusões tiradas (Somos únicos e irrepetíveis perante ao outro).
Palavra de Deus: Lc 15.3-7 Sl 8.

*****

10 Dinamica “As Folhas da vida"


Texto Bíblico: Pv 21:23; Tg 1:26.
Objetivo: Refletir sobre a impulsividade ao falar! 

Material: folhas de papel A4 e bastante giz de cera que dê para todos usarem. 

Procedimento: Peça para que sentem em forma de círculo, dê uma folha de papel a cada participante e ponha bastante giz de cera para que eles possam usar, depois de entregar as folhas a cada um deles, peça duas coisas: 1º) que peguem giz de cera da cor que desejarem e risquem ou escrevam o que quiserem na folha, eles terão 20 segundos para fazer isso, após passar esse tempo; 2º) peça para que amassem bastante a folha.
Depois que todos amassarem bem cada um a sua folha, diga-lhes que agora devem desamassar a folha e limpar tudo que riscaram ou escreveram, deixando a folha igual como era antes. Observe a reação deles nessa hora!


Discussão:
Eles dirão com certeza que isso não será possível e que ninguém irá conseguir deixar a folha como era antes, interaja com eles ouvindo suas argumentações e pergunte por que não será possível deixar a folha como era antes... Então explique a eles que a folha que receberam representa as nossas palavras, e basta que uma vez elas sejam ditas e, dependendo do que dissermos, não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar e pensar bem naquilo que vamos dizer ao outro (a) para que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta uma ferida será difícil cicatrizá-la.

  • Pergunta: se vocês soubessem que essas folhas representariam nossas palavras aos outros, vocês teriam mais cuidado e não amassariam ou selecionariam melhor o que escreveram ou riscaram?
*****


E ai gostaram das dinâmicas? Comentem aqui abaixo e compartilhe conosco mais dinâmicas que vc aplica com sua equipe! Um grande abraço!!

Sillmara Caetano

Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]