Pense Nisso

Dança profética e outras esquisitices... O que vc acha disso?

Olá amados,

Gostaria de propor uma discussão através de comentários a respeito da utilização da dança dentro da igreja.
Minha intenção é que, através dos comentarios, experiências compartilhadas, possamos amadurecer e aperfeiçoarmos no nosso ministérios. Afinal, precisamos ser lapidados a cada dia. Participe. Sua opinião é importante...


Este trecho que exponho foi extraido do Texto "Esquisitices da Musica gospel:  dança profética" disponivel em http://renatovargens.blogspot.com/2009/07/esquisitices-da-musica-gospel-parte-iii.html

"Bom, antes que seja apedrejado pelos bailarinos de plantão, quero afirmar que acho a dança uma arte belíssima, e que acredito piamente que possua o seu lugar e espaço no cenário evangélico. Entretanto, colocar a dança em meio à adoração é no mínimo mau gosto. Ora, para inicio de conversa o momento de adoração deveria ser única e exclusivamente para adorar a Deus e não para a apresentação de grupos artísticos. Para piorar a situação algumas das danças em questão são absurdamente sensuais, de péssima coreografia e com uma roupa que faz inveja a qualquer concurso brega deste pais.
Se não bastasse essa esquisitice toda, os que advogam o ministério de dança o fazem afirmando que quando dançam, agem profeticamente. Como não poderia deixar de ser, os bailarinos gospel forçam uma intrepretação biblica fundamentando sua prática em textos do Antigo Testamento, como por exemplo, os episódios ocorridos a Miriã e David respectivamente. No novo Testamento encontram base para o seu comportamento ao afirmarem que João Batista estremece e salta de alegria no ventre de sua mãe ao sentir a presença do Messias. Além disso, afirmam que a Igreja nasceu em Jerusalém, não em Roma e em virtude disto podem dançar com liberdade.
Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Não sou contra a dança, desde que seja feita de forma contextualizada e fora do momento de louvor com musica. O que não dá, é no meio da adoração, tirarmos a atenção daquele que nos salvou focando num bando de dançarinos despreparados, achando que aquilo que fazem é expressão de arte. Ora, se querem dançar, que o façam em momentos diferentes através de ritmos diferentes e com roupas menos esquisitas.
Pois é, como já escrevi anteriormente parece que nos últimos anos, a igreja se perdeu no caminho em direção ao trono do Altíssimo. Definitivamente a coisa está feia! Minha oração é que o Senhor nosso Deus nos reconduza a sala do trono e que lá possamos adorá-lo integralmente entendendo assim, que a glória, o louvor, a soberania pertence exclusivamente a Ele."


Pense.. Reflita honestamente... Me diga... O que pode ser melhorado na atuação do nosso ministerio para que, dentro da igreja, pessoas assim possam ser tocadas e alcançadas com a nossa ministração?
Conto com a sua participação, ok?  Envie seu comentário atraves do mural, do campo de comentários abaixo ou por email, tá?

um Bjão
Silmara Caetano.
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o Seu Comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

9 comentários :

  1. Considero a dança uma poderosa ferramenta de evangelismo e de adoração a Deus. Na dança, a entrega do adorador é plena. Por isso, a dança não deve causar confusão na igreja. Bom senso é fundamental nos momentos em que a dança fica em evidencia no culto. Vcs concordam?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a religiosidade ainda afeta profundamente a vida das pessoas evangélicas ou não, e creio que Deus habita em meio aos louvores sendo ele em forma de dança ou somente na canção, e que nossa dança junto ao louvor é uma maneira de adorarmos a Deus, que tem lutado as nossas lutas e tem nos sustentado a cada dia.
    Mas também concordo que a dança para ser realizada tem que ser estudada de uma forma que complemente o louvor e não tire a atenção das pessoas que ali estão do nosso amado Deus...
    Creio que a dança é profética e através dela alcançaremos muitas almas, mas tudo levando a Deus em oração antes de fazer e tendo sempre a sua direção...
    Amados temos que orar muito para que a religiosidade e o preconceito não nos envolva tirando nos do foco que alcançar as almas para Cristo....
    Amém...

    ResponderExcluir
  3. Com certeza concordo com vc Silmara. Eu acho q a pessoa que escreveu isso nunca leu o salmo 150 verso 4 (Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.)

    Essa pessoa parece estar mais preocupada com as roupas do que com a adoração. O que eu sei é que sinto extremamente a presença de DEUS quando estou dançando com roupas bregas ou não o que importa é o coração de quem está ministrando. Ta certo que como coreografa eu tenho q adimitir q existem pessoas q só querem aparecer mas é só agente orar q Deus entra com providencia!

    fikem na paz!

    ResponderExcluir
  4. Descordo totalmente desse cara.
    Eu creio que se a ministra de dança se consagra para fazer o que faz, mesmo no momento da ministração e dos louvores ali, ela atraves da expressão corporal, toca o coração tanto qut o louvor. Mts vezes eu observei as ministras da my igreja, dançando e chorando, e se quebrantando na presença do Senhor, e akilo me comoveu de uma tal forma, que senti uma imensa vontade de me quebrantar como elas.

    O Senhor usa tremendamente cada uma de vcs, esse cara não sabe de nada.
    Deus abençoe mais e mais a cada uma.

    talita

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz...

    Por que não colocar a dança no meio da adoração da igreja, sendo que ela é um instrumento de adoração?
    Me perdoe se debato sua opnião, mas acredito que a dança é um movimento artisitico assim como o louvor com instrumento e vozes...
    E que esses movimentos são cabiveis sim na adoração da igreja....
    Sou formada em Teologia, vejo em varios versiculos bíblicos a dança sendo usada para várias coisas, inclusive para adoração... Davi dançou quando a arca da aliança estava voltando,ele dançava por que a arca representava a presença de Deus.

    Espero que você mude de idéia pois quem perde é o reino!

    Rosi

    ResponderExcluir
  6. Essa pessoa certamente nao deve ter sido bem sucedida em seu ministerio, precisa de cura interio ministrem cura interio!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei da resposta da DEBORA:
    A Paz!

    "Sou uma adolescente evangélica e sou a dirigente do ministério de dança de minha igreja ..

    gostaria de deixar algumas observações no meu ponto de vista sobre as suas afirmações..

    "para inicio de conversa o momento de adoração deveria ser única e exclusivamente para adorar a Deus e não para a apresentação de grupos artísticos"
    = Irmão, para ser um adorador,para adorarmos ao Senhor,nós não precisamos ter uma boa voz nem um belo sorriso mas sim ter um coração quebrantado diante do Senhor..eu acredito que Deus recebe toda a adoração se o adorador estiver verdadeiramente com o coração quebrantado diante dEle.. seja dançando..ou cantando.. ou tocando..

    "O que não dá, é no meio da adoração, tirarmos a atenção daquele que nos salvou focando num bando de dançarinos despreparados,"
    =Irmão..não dá pra "tirar a atenção daquele que nos salvou" pois a todo momento tanto na letra do hino quanto nos gestos estará sempre em primeiro lugar o SENHOR JESUS..
    Querido irmão,NÃO JULGUE TODOS POR CAUSA DE ALGUNS, a Bíblia Sagrada diz:'Não julgueis para não seres julgados'!"um bando de dançarinos despreparados".. existem pessoas que fazem a obra de DEUS relaxadamente..mas também existem pessoas que fazem com AMOR..e se preparam .. ensaiam.. E FAZEM O MELHOR PARA O PAI..

    "achando que aquilo que fazem é expressão de arte."
    = Realmente .. não é expressão de Arte mas sim EXPRESSÃO DO NOSSO LOUVOR..E como eu já disse..é também um modo de ADORAR O ALTÍSSIMO..

    "Ora, se querem dançar, que o façam em momentos diferentes através de ritmos diferentes e com roupas menos esquisitas".
    ="momentos diferentes"..não há melhor momento para ADORAR A DEUS do que em um CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO À DEUS..
    ="ritmos diferentes"..novamente irmão,não julgue,não seja pre-conceituoso.. só porque alguns grupos ficam na mesmice não quer dizer que todos também fiquem.. que não mudem de rítmos ..de passos..etc.
    ="roupas esquisitas"..existem roupas que são específicas para cada tipo de dança..assim com o irmão não vai de terno pra praia, ninguém faz coreografia sem roupa de coreografia..

    Amado irmão, espero que o senhor leia meu comentário.. pois o escrevi com carinho dizendo o que penso ..
    que a paz esteja com todos que acessarem essa pág.
    Abraços.."Debora

    ResponderExcluir
  8. O que é verdade pra esse irmão, pode não ser a verdade de fato. Isso é a visão dele... Certo?
    Outro ponto: Isso não pode ser generalizado... Não são todos os ministerios de dança que fazem tudo "relaxadamente". Ao contrário, existem alguns que podemos comparar a grupos profissionais.

    ResponderExcluir
  9. Ola. Meu nome é Tatiane sou líder de um ministeério de dança da minha igreja. Vendo roupas de dança evangélica para ministérios que estão começando e não tem roupas e nem modelos de roupas. Tenho também um grupo no whatsapp para ministérios de dança divulgando reupas , coreografias e estudos de dança para a ajuda dos ministérios .
    Site www.alelierliriodosvales.webnode.com e whatsapp (31) 99560-2051
    Vendo também roupas de dança evangélica no mercado livre.

    ResponderExcluir

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]