Pense Nisso

Como Trabalhar com um Ministério de Danças Infantil

A Paz a todos!

Em muitas igrejas já temos ministérios de danças voltado para o trabalho com crianças e tem gerado muitos frutos, sendo uma bênção na igreja e fora dela, pois é nesta fase da vida que a criança tem os primeiros contatos com o caminho do Senhor, e começa a compreender a adoração a Deus.

É necessário haver por parte da liderança de uma equipe de dança infantil, muito preparo para um correto trabalhar, que gere frutos permanentes para o Reino de Deus. Esse líder será responsável não apenas por criar um belo "espetáculo" mas também colocar os primeiros blocos neste alicerce espiritual na vida de cada uma das crianças.

Através do trabalhar no ministério, o líder precisa compreender que ele será uma referencia para esta criança, portanto ele deve ser paciente e amável, será o modelo a ser copiado e não poderá possuir qualidades que desmotivem as crianças, mas sim, que as aproximem de Deus.

As crianças, principalmente na faixa etária entre 3 a 7 anos, não possuem a mesma habilidade e coordenação que as crianças mais velhas, portanto é interessante que as coreografias para elas sejam mais simples e temáticas. Cabe ao líder ter a sensibilidade de perceber qual as melhores musicas para o trabalho com elas, sempre ensinando que todo louvor pertence ao Senhor e tudo o que fôlego deve louvá-lo.

A partir dos 8-9 anos o trabalho ja passa a ser mais complexo, pois além das coreografias poderem ser melhor trabalhadas, o líder perceberá que as crianças passam a ter a formação de sua identidade e caráter e também passam a sofrer influencia dos novos circulos de convivência (os coleguinhas da escola, por exemplo). Nesta hora, o lider será mais exigido pois, através do trabalho com a dança e seus momentos de comunhão, ele precisará passar princípios bíblicos importantes para os pequenos. Lembre-se que estes pequenos adoradores serão o futuro da igreja e estão agora aprendendo como é servir, o respeito, a responsabilidade.. Este é o momento em que as crianças começarão a entender a adoração a um Deus Santo, que espera santidade de nós.. a obediência aos pais e professores, sobre a mentira.. a importância da oração, etc.. estas bases deverão ser passadas para as crianças, porém sempre lembrando que são crianças.. ou seja, elas gostam de brincar e se divertir. é assim que elas aprendem...

Sei que em muitas igrejas, o líder é escolhido sem preparo nenhum, porém eu sei também que o Senhor pode fazer grandes coisas através daqueles que se posicionam e se dispõe a ser usados pelo Mestre. Seja você um lider assim, dedicado e disposto, paciente e intercessor pelas vidas que o Senhor te confiou. Deus te colocou num papel muito importante, vc será quem vai forjar o caráter da próxima geração de adoradores.. Seja fiel ao seu chamado! 


VocÊ pode compartilhar suas experiencias através do campo de comentários logo abaixo, creio que podemos crescer e abençoar a outros! Participe!

Cristo Vive, a Ele Glória!
Silmara Caetano
Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o seu Comentário :)
  • Blogger Comente com o Blogger
  • Facebook Comentários do Facebook
  • Disqus Comentários do Disqus

Nenhum comentário :

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]