Crianças no Ministério de Dança
Graça e Paz!
Hoje vou falar sobre Crianças no Ministério de Dança. Muitas pessoas já me pediram pra escrever sobre isso, chegou o momento! Acho que este assunto rende uma bela discussão, vou postar minha opinião, esperando que meus leitores tenham discernimento do Senhor para entender meu posicionamento particular, que é fruto das minhas vivencias e experiencias ao longo dos anos no ministério.
Crianças são mesmo uma bênção, como a Bíblia diz.. Percebia que elas nos imitavam logo abaixo da plataforma, enquanto estamos no momento do louvor congregacional e expressam uma alegria contagiante! Elas tem um coração puro e através dele expressam ao Senhor um perfeito Louvor e são exemplo até mesmo pra nós da equipe de dança.
Sou totalmente a favor de haver uma equipe para trabalhar com crianças na dança, ensinando a elas os primeiros passos do louvor e da adoração. Trabalhando louvores específicos de adoração congregacional e jubilo, elas contagiam toda a igreja a se render em adoração ao Pai.
Mas vejo com reservas a inclusão de crianças numa equipe de dança já formada por jovens e adultos. Numa equipe já madura, lidamos com temas e situações não adequadas a crianças, na minha opinião. Estou falando de batalhas espirituais e levantes que sofremos no dia a dia do ministério de dança. Estou falando de ataques espirituais e setas malignas a que nos expomos quando estamos exercendo a tarefa de conduzir uma congregação em adoração. Qualquer pessoa que tenha ao menos um ano de ministério vai concordar comigo que estar num ministério não é fácil. O Diabo se enfurece e vem com tudo! É preciso haver maturidade, é preciso haver revestimento de poder! Não é de qualquer maneira que subimos ao altar.. Não estou dizendo que as crianças não são santas.. quero dizer que é preciso entender a batalha que acontece no ato da adoração! E Elas ainda não tem preparo para isso.
Houve um tempo em que haviam algumas crianças que queriam participar da equipe, e eram bem comprometidas nos ensaios e tudo, mas meu plano com elas era utilizá-las nas coreografias festivas, mas na época, houve uma certa pressão dos pais e da liderança da igreja que eu as colocasse para dançar nos cultos também.. eu não concordei com isso, pois eu já estava entendo como era a "guerra" naquela igreja na hora do louvor. Mas eu ainda era uma líder iniciante e não tive como argumentar com minha liderança, enfim, todas as crianças foram dançar.. No primeiro domingo foi tudo lindo, mas uma das meninas torceu o pé. Depois algumas começaram a ficar com dor de garganta e febre.. Depois de uns 20 dias, só uma criança estava vindo ao ensaio. Ai tive de conversar com o pastor e alerta-lo ao que estava acontecendo.
Veja, nesta situação que compartilhei, nosso ministério tinha uma veia profética muito forte, era uma equipe guerreira e de oração. Era assim que Deus nos levantou e nos usava. Então a cada período de louvor era uma batalha espiritual muito grande. As crianças, nesta situação, se tornaram um alvo fácil, embora houvesse o comprometimento da parte delas. Mas entendi na época, que para elas não seria bênção participar disso. Então, depois da conversa que tive com o pastor, separamos as equipes e passei a ensaia-las somente para eventos e festas, com coreografias pré elaboradas.. e ai sim o ministério fluiu melhor e foi uma bênção.
Frequentemente na vivência do ministério precisamos entrar em consagração com toda equipe, para fortalecimento ou por um motivo especial, onde um revestimento de poder é imprescindível, e se temos crianças participando elas ficam de fora e se tornam o "ponto fraco" da equipe, e é ai onde o inimigo vai atacar..
Espero que minha posição tenha ficado clara, não sou contra as crianças dançarem, mas vejo que a inclusão delas junto com os adultos traz algum prejuízo e as torna alvo de investidas malignas, se esta equipe trabalha bem a área espiritual. Pra mim, a alegria do louvor das crianças é muito melhor desfrutada trabalhando com elas todas numa mesma faixa etária, com temas de jubilo e louvores que tratam da adoração congregacional. Assim elas se encontrarão num ambiente favorável, alegre e aprenderão como é bom adorar ao Senhor! e a igreja se alegrará com o perfeito louvor expressado por elas.
No Amor de Cristo,
Silmara Caetano
Labels
Crianças no Ministerio
Muito bom seu post
ResponderExcluirMais gostaria de saber das pré adolescentes e das adolescentes em si
Elas tb seriam como as criancas, não seria bom colocar las nos cultos ora fazer espontâneo?
O que diz sobre elas ? Gostaria muito de entender
Pq elas não tem essa conversão ainda
Não passou pelo processo de salvação, creio.
Obrigada Mi
Oi Mi, bom.. o que posso te dizer no momento é que já fiz este este teste.. 4 adolescentes que começaram a ministrar nos cultos, mas comecei a perceber a falta de maturidade atrapalhando o ministério. Episódios de ciumes e inveja, discussões e rebeldia aos pais.. vida dupla (na igreja veste a santidade, mas na escola namora escondido, mente aos pais, etc..) esta é uma fase bem complicada.. todas acabaram de banco e por fim sairam por si só... Ainda não descobri a fórmula certa para lidar com eles.. Sinceramente..
ExcluirMeu Deus estou vivendo isso mais meus líderes e os pais ñ entendi.
ResponderExcluirSei que tenho que ser obediente a eles mais está sendo difícil.
Olá querido leitor Anonimo,
Excluirè mesmo uma situação muito desconfortável que ficamos, sabendo que determinada situação não prospera e tendo que ser obediente a isso.. Mas te aconselho a colocar tudo em oração. Ore a Deus, coloque tudo e peça a ele que te dÊ paz no coração, e continue na obediencia ao comando que sua liderança te passar.. Com o tempo Deus coloca tudo no devido lugar.. Um abraço!
Silmara minha irmã gostei muito , a sua posição quanto a sua obediência e submissão a sua liderança está corretíssima , e não acho bom nem criança e adolescente está desenvolvendo esse ministério , precisam ainda de maturidade. Parabéns !! meu e Sérgio Alves e sou pastor do ministério vida plena.
ResponderExcluir