A Paz do Senhor Jesus a todos!
Todos sabem como uma dinâmica ou quebra gelo ajuda na hora de iniciar uma reunião ou entrosar a equipe, não é mesmo? Estas dinâmicas também servem para tratar com alguns probleminhas que surgem, vez ou outra, na vida de todo grupo.. Falta de tempo para os amigos, fofoca, falta de foco, individualidade acentuada.. enfim, são várias as situações em que você poderá usar estas dinâmicas em sua equipe.
Me digam o que achou delas através dos comentários. Assim vou percebendo se estão gostando do conteúdo que estou postando, ok!
Outra coisa: Se você conhecer alguma dinâmica e quiser compartilhar conosco, será muito bem vinda! Você pode também participar através do campo de comentários, no final desta postagem!
1. Dinâmica: Observação
Material:
- Prêmio: chocolate (sugestão).
Desenvolvimento:
- Com o círculo da célula formado, peça para que todos fechem seus olhos.
- O aplicador irá fazer perguntas relacionados aos que estão presentes, por exemplo: “Quem veio usando camisa vermelha?”, ou “Quem está usando tênis branco?”.
- Quem souber levanta a mão, o primeiro que levantar tem direito a responder, se acertar ganha um ponto, se não é concedido o direito ao que levantou a mão após ele, e assim sucessivamente. No final ganha o prêmio quem acumulou mais pontos.
Conclusão:
muitas
vezes estamos tão atarefados e tão acostumados com as rotinas que
não prestamos atenção nas pessoas, cumprimentamos e/ou falamos com
alguém se estarmos ali de fato. É muito importante dedicarmos tempo
às pessoas, mas para que esse tempo seja de qualidade nós temos que
estar, verdadeiramente, envolvidos.
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2. Dinamica: Apoio
Participantes: Indefinido.
Tempo
Estimado: 10 minutos.
Descrição: O
coordenador deve pedir a todos os participantes que se apóiem em um
pé só, onde deveram dar um pulo para frente sem colocar o outro pé
no chão, um pulo para a direita outro para esquerda dar uma
rodadinha, uma abaixada e etc.
Mensagem: Não
podemos viver com o nosso individualismo porque podemos cair e não
ter força para levantar. Porque ficarmos sozinhos e temos um ombro
amigo do nosso lado?
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3 Dinamica: Virar do Avesso
Virar
pelo avesso
Objetivo:
Despertar o grupo para a importância da organização
Desenvolvimento:
1°
Passo: formar um círculo, todos de mãos dadas.
2°
Passo: O coordenador propõe o grupo um desafio. O grupo,
todos deverão ficar voltados para fora, de costas para o centro do
círculo, sem soltar as mãos. Se alguém já conhece a dinâmica
deve ficar de fora observando ou não dar pistas nenhuma.
3°
Passo: o grupo deverá buscar alternativas, até conseguir o
objetivo.
4°
Passo: depois de conseguir virar pelo avesso, o grupo deverá
desvirar, voltando a estar como antes.
5°
Passo: Analisar a dinâmica:
O
que viam? Como se sentiram?
Foi
fácil encontrar a saída? Porquê?
Alguém
desanimou? Porquê?
O
que isto tem a ver com o nosso dia a dia?
Nossa
sociedade precisa ser transformada?
O
que nós podemos fazer?
Palavra
de Deus: Ex 18, 13-27 Sl 114
****
4. Dinamica: O Bombom
Objetivo: Despertar
a importância do outro.
Despertar
a solidariedade.
Perceber
o nosso individualismo.
Descobrir
soluções em conjunto com outras pessoas.
Material: Alguns bombons ou balas. Dois cabos de vassoura ou varas. Barbantes.
Desenvolvimento: pede-se
dois voluntários para abrir os braços. Por a vara ou cabo da
vassoura nos ombros acompanhando os braços e amarrar os braços
abertos na vara, para não dobrar.
Por
os bombons numa mesa e pedir aos dois que peguem os doces e comam sem dobrar os
braços que estão amarrados.
Analisar
a dinâmica:
Como
se sentiram?
O
que o grupo observou? Poderia ter sido diferente?
Por
que os dois agiram assim?
Isso
tem alguma coisa com o nosso dia a dia?
O
que acharam da dinâmica?
Pode
confrontar com a Palavra de Deus?
Palavra
de Deus: AT.4, 32-37 Sl. 15
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5 Dinamica: “A teia da inimizade”
Texto
Bíblico: Pv 20:19; Sl 34:13; 2 Tm 2:16; Pv 11:13;26:20
Objetivo: refletir
como os mexericos e disse-me-disse são prejudiciais para o grupo.
Material: Um
rolo ou novelo de lã.
Procedimento: Diga
para os adolescentes formarem um círculo. Elabore uma boa frase
envolvendo alguns dos adolescentes presentes e diga a frase no ouvido
de um deles sem que ninguém mais ouça o que você disse. Entregue o
rolo de lã a essa pessoa que você escolheu, ela começará a
dinâmica. Em seguida, aquele que ouviu a frase, deve escolher uma
das pessoas do grupo (não precisa ser na sequencia, ele pode
escolher qualquer uma em qualquer posição do círculo) e
conta a essa pessoa a frase que ouviu, ele segura a ponta da linha do
rolo de lã e passa o rolo pra pessoa que contou a frase, e assim
sucessivamente, cada um vai escolhendo alguém do grupo, conta no
ouvido a frase que ouviu do outro, segura o pedaço da linha do rolo
de lã e repassa o rolo para o outro, até que todos tenham ouvido a
frase e estejam segurando um pedaço da lã. Após todos terem ouvido
a frase e estarem segurando uma linha do rolo de lã, aquele que foi
o último a ouvir e a receber o rolo de lã, deve contar para todos
qual foi a frase que ouviu. Essa frase provavelmente estará
diferente daquela que você contou ao primeiro que a ouviu e todos
estarão envolvidos na linha de lã como uma teia.
Discussão: Os
fuxicos, fofocas, mexericos causam inimizade entre as pessoas do
grupo? Você costuma ouvir informações sobre os outros? Você
repassa informações dos outros que foram contadas por outros? Você
é curioso (a) pela vida alheia? Você guarda segredos? Quais os
problemas gerados pelos fuxicos e pelo disse-me-disse? Como devemos
reagir diante de falatórios?
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6 Dinamica: Quem se importa?
Texto
Bíblico: Fp 2:1-4
Objetivos: Pensar
coletivamente, não ser egoísta.
Procedimento:
- Forme vários grupos de três pessoas (atenção: mas deverá sobrar uma pessoa)
- Forme vários grupos de três pessoas (atenção: mas deverá sobrar uma pessoa)
-
Cada grupo formará “a casa” (duas pessoas juntas, uma de frente
a outra com as mãos levantadas, formando uma “casinha” e 1
"morador" (uma pessoa ficará entre os outros dois que
formam a “casa”.
-
Uma das pessoas estará sozinha, sem “casa”, ela ficará no
centro do círculo.
- As “casas” formarão um círculo e o “morador” sem “casa” ficará no centro desse círculo.
- Você ou a pessoa que sobrar deverá falar (para todos ouvirem) uma das três opções abaixo:
- As “casas” formarão um círculo e o “morador” sem “casa” ficará no centro desse círculo.
- Você ou a pessoa que sobrar deverá falar (para todos ouvirem) uma das três opções abaixo:
a)
“MORADOR!” - Todos os "moradores" trocam de "casa",
devem sair de uma "casa" e ir para a outra. Não podem
permanecer na mesma “casa”.
As
“casas” devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio (o
“morador”) deve tentar entrar em outra "casa", fazendo
sobrar outra pessoa, que ficará sozinha no centro do círculo.
b) “CASAS!” - Dessa vez só as “casas” trocam de lugar, os “moradores” ficam parados.
Obs.: As
“casas” devem trocar de pares. Assim como no anterior, a pessoa que sobrava no meio tenta tomar o lugar
de alguém, formando uma “casa” com outra pessoa. Aquele
que sobrar, vai para o centro do
círculo, será o “morador” sem casa.
c) “TERREMOTO!” - Todos trocam de lugar, quem era “casa” pode virar “morador” e vice-versa.
Obs.: NUNCA
dois “moradores” poderão ocupar a mesma “casa”, assim como
uma “casa” também não pode ficar sem “morador”.
Discussão:
-
Como vocês se sentiram quando ficaram sem “casa”?
- Os que tinham “casa” pensaram alguma vez em dar o lugar ao que estava no meio? Colocou-se no lugar do outro alguma vez?
- Como nos sentimos ao sermos excluídos de um grupo? Por que algumas pessoas não interagem com outras, e impedem outros de ingressarem em seu grupo?
****
7. Dinamica: “UM SÓ CORPO”
Texto
Bíblico: Rm 12:5; Gl 3:20; 1 Co 1:10.
Objetivo: analisar
a importância da comunicação para trabalharem juntos
Material: Você
vai precisar de folhas de papel para cada participante, duas
cartolinas, pincéis coloridos, fita adesiva, cola para papel e
tesouras.
Procedimento: Essa
dinâmica tem dois momentos:
1º
momento:
Divida
eles em dois grupos de igual número. Nesse primeiro momento da
atividade, dê a cada membro dos grupos, uma folha de papel e
pincéis. Cada membro do grupo deve escolher uma parte do corpo
humano e desenhar em uma folha de papel, sem que os outros
componentes do seu grupo saibam (não devem se comunicar). Após
todos terem desenhado, devem recortar e cada grupo deve montar um
boneco com todas as partes do corpo que cada membro de seu grupo
desenhou ( na certa não vão conseguir pois, terão várias partes
repetidas (exemplo: como vários olhos, mãos etc) e outras partes
certamente faltarão (exemplo: boca, pé, etc).
-
Após montarem os bonecos, discuta com eles qual o resultado do
trabalho que fizeram, se foi proveitoso ou não, se conseguiram
montar um boneco completo ou não...quais as dificuldades e
resultados do trabalho em grupo.
2º
momento:
Em
seguida, dê a cada grupo outra folha de papel, só que dessa vez,
não é uma folha para cada membro dos grupos, mas uma cartolina para
todo o grupo (cada grupo ganha uma cartolina), peça que os membros
dos grupos se comuniquem, pois eles devem se organizar combinando
qual parte do corpo humano cada um deve desenhar para montar o
boneco. Em seguida, após cada um definir sua parte em concordância
com os outros, devem desenhar na cartolina e montar o boneco.
Terminada a montagem, cada membro deve refletir e falar sobre como
foi montar o boneco juntos. Quais as dificuldades e o resultado etc.
Discussão
final: Somos um só corpo, com muitos membros, Cristo a
cabeça desse corpo, como está nossa comunicação uns com os
outros, trabalhamos juntos, cada um fazendo sua parte, mas temos um
só propósito?
Perguntas: Quais
as diferenças entre os dois momentos na construção do corpo
humano, em qual delas o resultado foi melhor?
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8. Dinamica: Mancha ou ponto
Objetivo: oração,
pedido de perdão, preces, revisão de vida...
Material:
uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da
mesa.
Desenvolvimento:
mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
Depois
de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem
descrevendo o que viram.
Provavelmente
a maioria se deterá no ponto escuro.
Pedir,
então, que tirem conclusões práticas.
Exemplo:
em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos,
das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é
maior.
Palavra
de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl 51
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9. Dinamica: Números
Objetivos: Conhecimentos
Pessoais.
Material: Cartões
com números diferentes.
Desenvolvimento: Cada
participante recebe um número que não deve ser mostrado para
ninguém.
Dada
a ordem, cada um vai procurar o número igual e não acha.
Comentam-se
as conclusões tiradas (Somos únicos e irrepetíveis perante ao
outro).
Palavra
de Deus: Lc 15.3-7 Sl 8.
*****
10 Dinamica “As Folhas da vida"
Texto Bíblico: Pv 21:23; Tg 1:26.
Objetivo: Refletir
sobre a impulsividade ao falar!
Material: folhas de papel A4 e bastante giz de cera que dê para todos usarem.
Procedimento: Peça para que sentem em forma de círculo, dê uma folha de papel a cada participante e ponha bastante giz de cera para que eles possam usar, depois de entregar as folhas a cada um deles, peça duas coisas: 1º) que peguem giz de cera da cor que desejarem e risquem ou escrevam o que quiserem na folha, eles terão 20 segundos para fazer isso, após passar esse tempo; 2º) peça para que amassem bastante a folha.
Depois
que todos amassarem bem cada um a sua folha, diga-lhes que agora
devem desamassar a folha e limpar tudo que riscaram ou escreveram,
deixando a folha igual como era antes. Observe a reação deles nessa
hora!
Discussão:
Eles dirão com certeza que isso não será possível e que ninguém irá conseguir deixar a folha como era antes, interaja com eles ouvindo suas argumentações e pergunte por que não será possível deixar a folha como era antes... Então explique a eles que a folha que receberam representa as nossas palavras, e basta que uma vez elas sejam ditas e, dependendo do que dissermos, não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar e pensar bem naquilo que vamos dizer ao outro (a) para que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta uma ferida será difícil cicatrizá-la.
Eles dirão com certeza que isso não será possível e que ninguém irá conseguir deixar a folha como era antes, interaja com eles ouvindo suas argumentações e pergunte por que não será possível deixar a folha como era antes... Então explique a eles que a folha que receberam representa as nossas palavras, e basta que uma vez elas sejam ditas e, dependendo do que dissermos, não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar e pensar bem naquilo que vamos dizer ao outro (a) para que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta uma ferida será difícil cicatrizá-la.
- Pergunta: se vocês soubessem que essas folhas representariam nossas palavras aos outros, vocês teriam mais cuidado e não amassariam ou selecionariam melhor o que escreveram ou riscaram?
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Sillmara Caetano
adorei ;) vou reunir o grupo e colocar todas na pratica...
ResponderExcluir👏👏👏👏😍😍😍
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ResponderExcluir👏👏👏👏👏👏👏👏
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