Graça e Paz! Pessoas dançantes!
Neste post quero trazer algumas informações sobre aquele famoso véu-leque que está fazendo muito sucesso em meio a dança evangélica também.. O Fan-Véu! Todos já sabem como o efeito deste acessório arrebata a atenção durante uma ministração de dança.. é realmente uma lindeza!
E ainda não percebi os ministérios utilizarem todo o potencial deste acessório. Atualmente vejo somente a utilização dele para ilustrar o "fogo", mas ele pode também ser usado para muitas outras alegorias..
Mas enfim, vamos ao que interessa!
A Origem:
Muitos acham que o Fan Véu tem origem na dança do ventre, mas isto não é verdade.. Sua Origem é na dança coreana e japonesa, a conhecida "dança dos leques" (buchaechum) onde a dança de leques formam figuras atraves da cadencia dos movimentos e ritmo. É encantador observar imagens como borboletas, flores abrindo e fechando.. ondas maritimas.. enfim.. a criatividade humana é ilimitada.. Esta dança era apresentada em ocasiões especiais e sofreram influencias de danças tradicionais da cultura coreana.
É, realizada por um grupo de mulheres, que vestem as roupas tradicionais coreanas, e claro, com leques, que têm sempre cores vivas e bonitos padrões. A dança dos leques pertence à categoria das novas danças tradicionais, foi criada por Kim Baek-Bong, e foi apresentada pela primeira vez ao público em 1954, e desde então tornou-se uma das danças mais apreciadas na Coreia.Fonte: https://coisasdacoreia.wordpress.com/2012/05/25/부채춤-a-danca-dos-leques
O fan-veu começou a aparecer na dança do ventre aproximadamente em 2003. Época em que vários grupos de dança coreanas se apresentaram nos EUA e passou a influenciar com a encantadora coreografia de leques. A fusão ocorreu quando tiveram a idéia de mesclar o véu (caracteristica da dança do ventre) ao leque (caracteristico coreano, chinês). E esta combinação deu tão certo que o fan veu conquistou muitos seguimentos da dança até hoje.
Atualmente, muitas pessoas tem receio de agregar o uso do fan-veu em seus ministerios de dança, por acreditarem que suas origens estão ligadas a cultos pagãos da antiguidade. Mas nesta pesquisa, você pode observar que a verdade não é esta.. Aliás, sobre este zelo ministerial, recomendo também a leitura do post sobre o Veu Wings CLICK AQUI onde aconteceu uma interação muito sadia e interessante dos nossos leitores nos comentários do post, falando sobre usar ou não usar o adereço na igreja.
Vou também recomendar este video mostrando uma apresentação com fan veu, mostrando o movimento de àguas.. Já pensou uma ministração sobre o rio de Deus com este adereço! é de arrepiar..!
Por fim, vou deixar vcs com esta reflexão.. É um adereço que precisa ser melhor explorado em seus recursos na dança cristã? ou vc acha que não devemos misturar referencias seculares nas nossas coreografias? O que acha? Fique a vontade para comentar....
PS: Caso tenha Interesse, temos uma promoção rolando em nossa lojinha no Mercado Livre, os preços de Fan Veu estão imperdíveis.. Click no Link para conhecer! LOJA
Deixe o seu Comentário :)
Nenhum comentário :
Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.