Pense Nisso

Me movendo em direção à Humildade


Nosso tema deste mês é Humildade.. Então vamos ao nosso estudo!

Filipenses 2:3-4
Nada façam por ambição egoista ou por vaidade, mas humildemente, considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide não somente dos seus interesses mas tambem dos interesses dos outros.

Sem sombra de dúvidas, o ensino de Jesus sobre a Humildade é o que mais confrontou o sistema religioso da sua época e ele nunca se reservou de confrontar diretamente os fariseus, os maiorais da sinagoga, aqueles que deveriam ser o exemplo, o referencial para o povo, que mostravam um exterior de humildade, mas seu interior abrigavam soberba e ganância...

Penso que este ensino ainda hoje seria um confrontamento feroz ao sistema mundano que está tão arraigado em nós, mas que passa despercebido, já que somos pessoas “tão dedicadas ao reino”...

VocÊ já percebeu que hoje em dia, são três as palavras que regem a sociedade: ser, ter, mostrar. Nesta ordem: O “ser” remete a uma posição que desejamos ocupar, um “status”, uma certa posição que julgamos ser privilegiada. O “ter” quando conseguimos alcançar este status através de bens, ou através de objetos que julgamos estar ligada a este “status” e enfim o “mostrar”. Nele enfim alcançamos a concretização de tudo pois não é mais suficiente o Ter e o ser se não for mostrado, para que seja apreciado por outros, para que seja visto pelos amigos e pelos “inimigos”, para que todos saibam que você conseguiu alcançar este objetivo. Estão ai as redes sociais recheadas de casos assim, como qualquer um pode constatar.. Infelizmente, até no meio cristão este sistema mundano está bem arraigado.

Você identificou isso em sua vida? Então vamos renunciar este sistema mundano. Estas são obras da carne que precisamos extirpar da nossa vida, são trevas que estão intrinsecos, aprisionando nosso ser ao pecado, que parece tão inocente.

Na sua epístola aos Filipenses, Paulo nos alerta que não devemos fazer nada por ambição egoista, ou seja, pensando em nossa própria satisfação em detrimento de outros. Não fazer nada por vaidade. Isso é tão comum em nosso ministério mais do que nós imaginamos! Pessoas se transformam, antes humildes, depois de entrar pro ministerio se tornam vaidosas e arrogantes... Pessoas que dançam por vaidade e não por um chamado de Deus, não abrem mão de estar a frente porque amam estar em “evidencia”. Pessoas que fazem questão de estar na linha de frente e arrumam uma briga se é colocada na linha de tras, isso tem muito também.

Mas, o que falar de sentimentos infernais que habitam no adorador, tais como aquele pensamento de que “fulano” não merece estar na liderança pois você é mais preparado para isso. Ou de comparações que te colocam sempre em posição superior a qualquer pessoa na equipe. Bem, você pode até dançar melhor que todos, mas isso não te foi dado para que você se coloque em posição acima de ninguém, ao contrario! Isso te foi dado para que você possa trazer os teus irmãos a mesma posição técnica que você, entende? Não é pra ter um melhor, é pra que todos sejam bons juntos! Pra Deus todos somos um! Humildade!

É isso o que Paulo quer dizer quando escreveu que devemos cuidar dos interesses dos outros! Nos dedicar a Traze-los junto! Infelizmente a vaidade é muito presente nas equipes de dança. E uma forma de acabarmos com isso é reconhecendo que só somos bons quando estamos juntos!!!

Até agora refletimos em siuações em que a vaidade é pontual, mas precisamos refletir também se ela não está alastrada na equipe. Isso se manifesta através das famosas “panelinhas”.
Sua equipe participa apenas das atividades da dança, das agendas, e não participam das demais atividades da igreja? (multirão, limpeza, cultos regulares, reunião de oração, etc)

Sua equipe só realiza atividades fechadas e olha com desconfiança para novos membros? Outro indicio que falta humildade no grupo.

Meu papel aqui não é julgar ninguém, apenas abrir seus olhos e te fazer refletir se você está caminhando em direção a ser um adorador de excelencia, um adorador segundo o coração de Deus, mostrando pra você os padrões de Deus deixados na Biblia.

Se você me acompanhou até aqui, ainda por mais um tempo é necessário uma auto-avaliação. Repare bem como está sua vida. Entenda de uma vez que Orgulho e Vaidade são PECADOS. Não agradam a Deus. As vezes na nossa mente, pensamos que Adultério ou Homicidio é que são pecados... Mas esses “pecados leves” como pensamos ser, tem na verdade, o mesmo peso na balança de Deus. Não podem habitar no nosso coração de jeito nenhum!

Talvez alguém possa dizer que é humilde de coração, que não pensa assim e que não comete pecado. Em Mateus23:1-12 Jesus nos fala de pessoas religiosas que gostam de se aparecer.. Fazem coisas para serem vistos e elogiados, mas seu coração está cheio de soberba.. São pessoas que não pensam nos outros, egoistas, querem estar em evidência e se dizem os melhores e mais santos. Porém Jesus os denuncia. Pois Jesus vê aquilo que esta além dos nossos olhos, além das aparencias, Jesus vê o coração. Portanto, sonde o seu coração e não se defenda com uma resposta “da boca pra fora” Deus conhece o nosso coração e sabe como é que olhamos para nosso companheiro de ministério, ou para aquela irmazinha da igreja, enfim... Não sejamos como os farizeus que fazem a sua religião a vista dos homens, mas se esquecem que Deus vê o coração.

É necessário refletir sobre a nossa essencia, aquilo que está oculto em nosso coração. Refletir honestamente sobre quem temos sido.

É necessário arrependimento, conscientização. Mudança de atitude.

Usamos nossos dons e talentos para nos afastar das pessoas, usamos como um degrau para nos por acima dos outros. Mas Jesus nos diz que dons não é pra isso! Dons te fazem servos uns dos outros. Não é pra te por acima! É pra te por abaixo!

Finalizo aqui dizendo que se você foi chamado para a dança, não fique apenas no palco, na evidência, mas desça e seja canal de bênção na vida da igreja...

João 3:30
É necessário que ele cresça e que eu diminua.


No Amor de Cristo,

Silmara Caetano



ESTE ESTUDO FAZ PARTE DO PLANNER 2018 PARA MINISTERIOS DE DANÇA
BAIXE O SEU GRATUITAMENTE NESTE LINK >aqui<


BAIXE ESTE ESTUDO INDIVIDUAL EM FORMATO PDF NESTE LINK  >aqui<


Silmara Caetano

Através do Blog Mover, encoraja e estimula ministérios de dança de todo o Brasil a oferecerem uma adoração com excelencia a Deus. Sirvo a Deus com coração, alma e entendimento. Tudo é por Ele e para Ele...

Deixe o seu Comentário :)
  • Blogger Comente com o Blogger
  • Facebook Comentários do Facebook
  • Disqus Comentários do Disqus

Nenhum comentário :

Compartilhe suas experiências ou deixe seu recadinho! Vou curtir de montão!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.


Dicas

[Dicas][twocolumns]

Estudos

[Devocional][bsummary]

Ministerio

[Ministerio][threecolumns]

Dê a sua Opinião!

[Discussão][grids]